quinta-feira, 3 de junho de 2010

A Igreja Católica é a construtora da civilização



A Igreja Católica é inimiga da ciência, luta contra o progresso, obstrui a medicina, pugnando pelas forças do obscurantismo. A Igreja escondeu livros, proibia as pessoas de lê-los e perseguia quem os escrevia. A Igreja enriqueceu vendendo terrenos no Céu, explorando os pobres, bajulando os poderosos, justificando a escravidão e o domínio dos fortes sobre os fracos. A Igreja reprimia as mulheres e impunha-lhes uma posição subalterna. A Igreja não considerava negros e índios como seres humanos. A Igreja promoveu guerras e queimou vivas milhões de pessoas.

Esse é um brevíssimo resumo daquilo que se costuma ler sobre a Igreja Católica nos livros de História e ouvir nas rodinhas de livre-pensadores (cof cof). Vê-se que, em seus dois mil anos de existência, a Igreja não esteve ocupada com outra coisa que não o fazer o mal - de forma vasta e indistinta.

Como surgiram tais ideias? Não foi hoje. Em menor escala, desde os tempos do renascimento fala-se mal de Igreja. Naquela época, porém, as críticas não eram contra a Igreja em si, mas contra o homem medieval, visto como violento, cruel e ignorante - em oposição, é claro, ao pacífico, amável e inteligente homem renascentista. A hostilidade ampliou-se vastamente durante a Reforma Protestante, quando críticas que poderiam ser justas se feitas da forma correta e com o intuito de aprimorar o comportamento dos homens da Igreja acabaram sendo feitas para dar vazão a rancores e hostilidades arraigadas, a desejos de poder e dinheiro e a arroubos de vaidade. O problema recrudesceu, no entanto, a partir do século XVIII, quando alguns intelectuais, retomando a velha arrogância e autoindulgência dos renascentistas, decidiram que tudo aquilo que existira antes deles era ruim e que não havia nada de melhor em todos os tempos do que eles próprios. Eram os iluministas, entre os quais brilhavam gente como Rousseau, Voltaire e Diderot. Eles prmoveram em seus escritos um anticatolicismo irracional e um anticlericalismo sanguinolento. Mais tarde, seguindo os seus passos, vieram Marx e seu ateísmo de viés econômico, Nietzsche e seu antiteísmo pseudofilosófico (eu chamo de autoajuda para o mal) e Freud e sua ideia de trocar Deus pelas perversões sexuais. Depois deles, tivemos gente ainda mais triste: Sartre e Foucault, por exemplo. Hoje tem-se Richard Dawkins e Daniel Dennet, por exemplo (o que demonstra como esse processo foi de decadência).

Encantados por essa gente, o mundo das artes - que tem a pretensão à intelectualidade - reproduziu acriticamente tudo o que disseram. Por isso é tão comum escutar todas aquelas coisas de Igreja se opondo à ciência e por isso muitas pessoas, inclusive católicos, as aceitam: são repetidas mil vezes e Goebbels já explicava o que acontece com uma mentira mil vezes repetida.

Por isso para muita gente pode ser uma grande surpresa descobrir que a Igreja e os homens da Igreja são responsáveis por muitos progressos da humanidade. Pode ser surpreendendte descobrir que quem inventou as universidades foi a Igreja. Que muitos cientistas eram padres ou monges. Que foi a influência dos ensinamentos da Igreja que levaram as mulheres e as crianças a serem mais valorizadas. Que os principais inimigos dos escravizadores de índios e negros eram homens da Igreja. Que os escritos da Antiguidade - mesmo os pagãos e profanos - que chegaram até nós só chegaram porque foram protegidos pela Igreja. Que se não fosse a ação da Igreja junto aos pobres, muitíssimos mais deles teriam morrido.

Para quem quer iniciar-se nesses assuntos, recomendo o livro "Como a Igreja Católica construiu aCivilização Ocidental", do professor Thomas Woods. É uma excelente obra da editora Quadrante e seu objetivo é derrubar algumas das lendas negras que se formaram a respeito da Igreja Católica, trazendo a verdade a luz.

O mesmo professor iniciou uma série de programas na EWTN TV chamados "A Igreja Católica: Construtora da Civilização". O vídeo acima é a primeira parte do primeiro episódio, com as devidas legendas em português. É uma excelente aula de história da Igreja e da civilização. Uma aula para quebrar preconceitos, para redescobrir nosso passado e para mostrar o verdadeiro valor da Igreja Católica, tão vilipendiada em nossos dias. O trabalho do professor Woods merece muitos elogios, pois aqui ele busca mostrar onde estáa verdadeira luz. Uma excelente forma de combater o verdadeiro obscurantismo.

Neste endereço, você tem o conjunto dos vídeos que já foram disponibilizados com legendas em português.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina