segunda-feira, 7 de junho de 2010

A União Europeia e a Mulher coroada com estrelas

Corria o ano de 1830 quando Nossa Senhora apareceu para uma jovem  irmã vicentina residente em Paris chamada Catarine Labouré. A Virgem, que se apresentou como Nossa Senhora das Graças, pediu-lhe que mandasse cunhar medalhas reproduzindo a imagem que ela via. Assim se fez, surgindo a grande devoção da Medalha Milagrosa.

Num dos lados, a medalha mostra a imagem de Maria com o globo sob os pés e raios saindo de suas mãos e tendo ao redor a inscrição "Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós". Do outro lado, a cruz de Cristo e o M de Maria e dois corações: um coroado de espinhos, outro trespassado por uma espada. E ao redor de medalha, 12 estrelas - lembremo-nos de Apocalipse 12,1: "Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de 12 estrelas."

Pois bem, em 1950 o Conselho da Europa, instituição criada para trabalhar pela unidade europeia, promoveu um concurso para escolher a bandeira de uma futura Europa unida. O vencedor foi o desenhista francês Arsené Heitz, que propôs um círculo de 12 estrelas sobre um fundo azul. Anos mais tarde ele explicou que a inspiração surgiu quando adquiriu uma Medalha Milagrosa - ele, que rezava o terço todos os dias. O azul é a cor tradicionalmente associada a Maria desde tempos muito antigos e as estrelas são referência à Coroa da Rainha do Céu.

Curiosamente nunca houve uma associação entre o número de estrelas e o de países componentes da União Europeia, pois quando a bandeira foi oficial adotada (em 8 de dezembro de 1955), havia 15 países no Conselho da Europa. Vocês prestaram atenção à data em que a bandeira foi oficializada? 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós). Diante das críticas referentes à diferença entre o número de estrelas e o número de países, Heitz justificava que esse número simbolizava a unidade, pois eram 12 os apóstolos, 12 as tribos de Israel, etc.

A Seleção da Itália e o Manto de Maria

Outra referência oculta a Nossa Senhora está na cor da camisa da seleção italiana de futebol. O azul, que não aparece na bandeira da Itália, vem da antiga bandeira da Casa de Saboia, importante família da nobreza do país. No século XVI a bandeira da família ganhou essa cor para pedir proteção a Nossa Senhora. Esse estandarte familiar foi depois adotado pela República Italiana como bandeira oficial dos presidentes, mas já era a cor do uniforme da Azzurra.

As informações são de Vittorio Messori no livro Hipóteses sobre Maria

8 comentários:

Anônimo disse...

Eu nunca li e nem ouvi falar sobre essa relação entre Nossa Senhora e esses símbolos. Mas não duvido que seja verdade, acredito muito no poder intercessor de Maria.
Kátia

Unknown disse...

Diante do que vocês disseram

"Somos quatro amigos que, em comum, têm o amor a Deus e à Igreja. Somos todos leigos interessados em aprender cada vez mais e, com a graça de Deus, em ajudar à divulgação do Evangelho."

Apresento três blogs

Com documentos antiguíssimos da igreja

http://patristicabrasil.blogspot.com/

Esse em construção, onde vou colocar arqueologia e coisas correlatas para provar a a fundação da igreja católica, bem como a historia da mesma.

http://angelusexverum.blogspot.com/

E esse com testemunhas de ex-pastores, e sua conversão ao cristianismo, ou seja ao catolicismo.

E se vocês virem os vídeos, veram que os pastores descobriram a verdade, a partir do estudo da patrística, entre outras coisas, que é o foco do primeiro blog.

http://ex-pastores.blogspot.com/
Um abraço, fique com Cristo Jesus, e um bom fim de ano com muita paz.

Atenciosamente Jorge Luis

Todavia, se eu tardar, saberás como proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.(1 tm 3,15).

Anônimo disse...

Si, probabilmente lo e

Juventude Marial Vicentina do Brasil disse...

Amigos, como é bom partilhar com vocês a minha felicidade ao vê este artigo no blog do Moisés.
Sabe... ao aparecer na França no ano de 1830, Nossa Senhora, mãe de Jesus, além de pedir que se cunha-se uma Medalha, (mais tarde chamada pelo povo de Milagrosa) ela pediu à Santa Catharina Labouré que se criasse uma Associação para jovens, no seio da igreja Católica e da grande Família de São Vicente de Paulo.. desta forma, nasce em 1830 a Associação Pontifícia da Juventude Marial Vicentina uma das grandes responsáveis pela propagação da Medalha Milagrosa no mundo, uma associação fundada por Nossa Senhora, feita de jovens para jovens, a maior e mais antiga instituição católica de jovens no Mundo (181 anos) e no Brasil (146 anos).. UMA HONRRA!

Anônimo disse...

Nossa, não sabia. Que Maria Santíssima converta a Europa de volta para o cristianismo.

H K Merton disse...

A Paz de Cristo, queridos Camila, Moisés, Nilson e Tiago.

Aqui fala um devoto de São Miguel Arcanjo e estudante de Teologia apaixonado pela Igreja, que gostou muito do blog de vocês!

Sou membro da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo e trabalho com uma revista de evangelização católica chamada Voz da Igreja, que também tem um blog.

Pretendo linkar este blog por lá, e gostaria de pedir que também linkassem o blog Voz da Igreja por aqui. Os tempos atuais exigem uma união dos católicos em defesa da nossa fé e da Igreja.

Abraço fraterno em Cristo,

Henrique Sebastião
www.vozdaigreja.blogspot.com

H K Merton disse...

A Paz de Cristo!

Interessantíssimas as informações contidas neste post. Precisamos rezar muito pela Europa, nestes nossos tempos complicados. Que a Santíssima Virgem Maria rogue por nós e reze conosco!

Uma observação: percebi neste blog o link para um antigo blog que eu administrava, chamado "O Precursor", mas que deixou de ser atualizado há um bom tempo. Venho pedir a inclusão do meu blog atual, em que venho trabalhando pela evangelização e defesa da fé católica. O endereço (URL) é:

www.vozdaigreja.blogspot.com

Desde já agradeço, e o Miles Ecclesiae está sendo linkado por lá também.

Abraço fraterno

Henrique Sebastião

H K Merton disse...

Atualiza! atualiza!..

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina