quarta-feira, 16 de julho de 2008

Casas do Senhor (II): a Basílica de São Pedro


A Basílica de São Pedro, localizada no coração do Vaticano, em Roma, éuma espécie de matriz de todas as igrejas católicas. É a sede da Igreja Católica, o coração da Cristandade. O edifício foi construído sobre o túmulo de São Pedro - seus restos mortais estão lá até hoje. Nos subterrâneos da catedral estão enterrados inúmeros papas, inclusive João Paulo II.

A construção da basílica começou em 1506 e estendeu-se até 1626. Seu interior tem 15 mil metros quadrados e pode abrigar 60 mil pessoas. São ao todo onze capelas e 45 altares. No centro, há um dossel de bronze sustentado por quatro colunas em espiral. Sob o dossel está o altar principal, onde o Papa celebra as missas.

A basílica localiza-se na Praça de São Pedro, que é cercada por duas longas colunatas curas que representam os braços daIgrejaCatólica abraçando os fiéis. É na Praça de São Pedro que os fiéis recebem as bênçãos do Papa, foi lá que acompanharam os últimos momentos de João Paulo II e acolheram a eleição de BentoXVI. Na praçacabem em torno de 300mil pessoas.

Entre os vários tesouros artísticos que hána basílica, destaca-se a Pietá, escultura de Michelangelo que representa o corpo de Jesus Cristo, após ser descido da cruz, nos braços de Maria.

Clique aqui e aqui para ver mais fotos da Basílica de São Pedro


* algumas das fotos usadas neste post são de Ricardo Frantz

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina