A missão da Pastoral Familiar é a evangelização das famílias e a promoção humana e social da pessoa. Ora, a família é o núcleo fundamental da sociedade e é por meio dela que a sociedade pode ser melhorada.
Por meio da pastoral, a Igreja acompanha a via das famílias: tanto as que estão bem estruturadas como as que estão em situação de risco. Assim, cabe a essa pastoral a promoção de cursos de noivos e de padrinhos, encontros de casais casados, encontros de namorados, etc.
Assim, a Pastoral Familiar procura orientar os homens e as mulheres para a correta vivência de sua sexualidade e para a construção de uma família harmoniosa. Seu trabalho é despertar a todos para a beleza e santidade da vocação matrimonial e para a compreensão adequada do que são os maravilhosos dons de ser pai e ser mãe.
Cabe também à Pastoral Familiar a defesa do valor da Vida, hoje seriamente ameaçado pelas idéias propagadas por certas correntes políticas e culturais e constantemente contestado pelos meios de comunicação. Entre os objetivos da pastoral está o combate ao aborto, a prevenção da gravidez precoce, a valorização dos idosos.
Enfim, seu âmbito é vasto, pois ao tratar da família como um todo, a Pastoral Familiar lida diretamente com os problemas que afligem os casais, os jovens, as crianças e os idosos.
Para saber mais:
Comissão Nacional da Pastoral Familiar
Valores Básicos da Vida e da Família (documento da CNBB)
Em favor da Família (documento da CNBB)
O verbete da próxima semana: Os Movimentos Eclesiais
Nenhum comentário:
Postar um comentário