sábado, 30 de agosto de 2008

Eucaristia

O Sacramento da Eucaristia não é apenas o centro, mas o coração da liturgia da Igreja de Jesus Cristo. É na Eucaristia que se cumpre diariamente os ensinamentos de Nosso Senhor: " Fazei isto em memória de mim". É o complemento da iniciação Cristã. Na Eucaristia somos chamados a participar da comunidade e do sacrifício de Nosso Senhor.

É o Sacramento da proximidade, sinal de piedade, fonte de unidade e caridade. Na comunhão nossa alma se enche de graça. Tudo é graça e para graça nos conduz. As nomenclaturas são as mais variadas, tamanha a riqueza de tão nobre Sacramento: Eucaristia, Ceia do Senhor, Fracção do Pão, Assembléia Eucaristica, Memorial, Santo Sacrifício, Comunhão, Santissímo Sacramento, Sacrifício de Louvor etc.

É importante lembrar que o pão e o vinho consagrados não representam, eles são o Corpo e o Sangue de Cristo.

A Eucarístia celebrada diáriamente por nossa Igreja recorda tudo o que se passou na Cruz e nos fortalece:

O Concílio de Trento resume a fé católica declarando: "Porque Cristo, nosso Redentor, disse que o que Ele oferecia sob a espécie do pão era verdadeiramente o seu corpo, sempre na Igreja se teve esta convicção que o sagrado Concílio de novo declara: pela consagração do pão e do vinho opera-se a conversão de toda a substância do pão na substância do corpo de Cristo nosso Senhor, e de toda a substância do vinho na substância do seu sangue; a esta mudança, a Igreja católica chama, de modo conveniente e apropriado, transubstanciação" ( Catecismo, 1376).

Por fim, ista salientar que a Eucaristia nos aproxima de Deus, aumentando nossa união pessoal com a fé. A Eucaristia é o alimento da fé. Nos afasta do pecado, pois, quem tem Cristo dentro de si, é mais forte para lutar contra as tentações.

O Papa João Paulo II, em sua Carta Encíclica Ecclesia de Eucharistia, ensina que é nos sinais humildes do pão e do vinho transubstanciados no seu corpo e sangue, como nossa força e nosso viático, e torna-nos testemunhas de esperança para todos. Se a razão experimenta os seus limites diante deste mistério, o coração iluminado pela graça do Espírito Santo intui bem como comportar-se, entranhando-se na adoração e num amor sem limites. Cristo caminha conosco.

Pela Eucaristia somos chamados a ser Santos e a nos manter em nossa Santidade. Somos soldados da Igreja e como todos necessitamos de alimento; a Eucaristia se faz nosso alimento da alma e da fé, nos dá força e coragem, para sermos mais presentes como transformadores da sociedade em um mundo mais Santo.

Dica:Aprenda a rezar o terço da Eucaristia

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina