sábado, 27 de fevereiro de 2010

Profeta Isaías


O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que:

P.83.2 Denúncias dos Profetas

§2100 Para ser verídico, o sacrifício exterior deve ser a expressão do sacrifício espiritual: "Meu sacrifício é um espírito compungido..." (Sl 51,19). Os profetas da Antiga Aliança denunciaram com frequência os sacrifícios feitos sem participação interior ou sem ligação com o amor do próximo. Jesus recorda a palavra do profeta Oséias: "E misericórdia que eu quero, e não sacrifício" (Mt 9,13; 12,7). O único sacrifício perfeito é o que Cristo ofereceu na cruz, em total oblação ao amor do Pai e para nossa salvação. Unindo-nos a seu sacrifício, podemos fazer de nossa vida um sacrifício a Deus.

§2380 As ofensas á dignidade do matrimônio O adultério. Esta palavra designa a infidelidade conjugal. Quando dois parceiros, dos quais ao menos um é casado, estabelecem entre si uma relação sexual, mesmo efémera, cometem adultério. Cristo condena o adultério mesmo de simples desejo. O sexto mandamento e o Novo Testamento proscrevem absolutamente o adultério. Os profetas denunciam sua gravidade. Vêem no adultério a figura do pecado de idolatria.

Os Profetas possuem em nobre missão de denunciar, e o Profeta Isaías executou sua tarefa com precisão.

Na época do Rei Joatão Isaías falava sempre das condições sociais e políticas que Judá estava passando. Por algumas vezes falava de um lugar chamado Samaria, que ainda nem existia nesta época.

Ele não estava satisfeito com seu país e com a forma que a vida de seus conterrâneos estava tomando.
Ele temia o momento em que o julgamento do Senhor iria se abater sobre o país, porque haviam muitos problemas internos, o povo rico que se negava a encarar estes problemas de frente, e o império assírio que cada vez ganhava uma força maior.


Isaías não suportava mais o comportamento de sua cidade, porque eles se esqueceram a aliança que traçaram com Iahweh. Ele sabia que Deus é amor, mas sabia que as pessoas de Judá tinham uma crença abalada e quase inexistente.

As pessoas iam ao templo mas sem entender o real significado de louvar e amar a Deus. Quantas pessoas que conhecemos frequentam a Igreja sem compreender o que se passa? Quantas pessoas vão à missa e não conhecem o significado da Eucaristia?
O tempo passou e o que percebemos é que a sociedade não mudou tanto assim.

O governo de Jerusalém é corrupto e se vendeu para injustiça. Isaías chega dizer que Jerusalém está prostituída ao mal.

Mas Isaías não desiste. Ele sabe de sua missão e quer salvar almas.

Cântico da vinha, em Is 5,1-7.
Eu quero cantar para o meu amigo seu canto de amor a respeito de sua vinha: meu amigo possuía uma vinha num outeiro fértil.


Ele a cavou e tirou dela as pedras; plantou-a de cepas escolhidas. Edificou-lhe uma torre no meio, e construiu aí um lagar.

E contava com uma colheita de uvas, mas ela só produziu agraço.
E agora, habitantes de Jerusalém, e vós, homens de Judá, sede juízes entre mim e minha vinha. Que se poderia fazer por minha vinha, que eu não tenha feito?

Por que, quando eu esperava vê-la produzir uvas, só deu agraço?
Pois bem, mostrar-vos-ei agora o que hei de fazer à minha vinha: arrancar-lhe-ei a sebe para que ela sirva de pasto, derrubarei o muro para que seja pisada.

Eu a farei devastada; não será podada nem cavada, e nela crescerão apenas sarças e espinhos; vedarei às nuvens derramar chuva sobre ela.


A vinha do Senhor dos exércitos é a casa de Israel, e os homens de Judá são a planta de sua predileção. Esperei deles a prática da justiça, e eis o sangue derramado; esperei a retidão, e eis os gritos de socorro.



A atividade profética é uma missão, Isaías sabia de sua missão. Qual será a nossa missão como filhos muito amados de Deus? Reze ao Senhor e peça sempre seu auxílio.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina