sexta-feira, 5 de março de 2010

Profeta Jonas


Quando paramos para pensar sobre os ensinamentos do Profeta Jonas muitas podem ser percebidas. A narrativa em um primeiro momento chega a ser fantasiosa, quantos filmes já não foram feitos narrando tudo isso como se fosse simplesmente um filme de aventura. O livro profético de Jonas nós ensina Como Deus Preparou um Pregador. como Deus atua na vida de cada um de nós das mais diversas formas. Jonas nos ensina tantas lições que devemos sempre ler o seu livro.Apesar das imperfeições do pregador, (e aqui vale pensar em cada um de nós, pois também temos as nossas imperfeições) a mensagem de Deus alcançou o resultado desejado e Sua imensa compaixão pelos homens foi demonstrada.


1. A palavra do Senhor foi dirigida a Jonas, filho de Amitai, nestes termos:
2. Levanta-te, vai a Nínive, a grande cidade, e profere contra ela os teus oráculos, porque sua iniqüidade chegou até a minha presença.
3. Jonas pôs-se a caminho, mas na direção de Társis, para fugir do Senhor. Desceu a Jope, onde encontrou um navio que partia para Társis; pagou a passagem e embarcou nele para ir com os demais passageiros para Társis, longe da face do Senhor.
4. O Senhor, porém, fez vir sobre o mar um vento impetuoso e levantou no mar uma tempestade tão grande que a embarcação ameaçava espedaçar-se.
5. Aterrorizados, os marinheiros puseram-se a invocar cada qual o seu deus, e atiraram no mar a carga do navio para aliviarem-no. Entretanto, Jonas tinha descido ao porão do navio e, deitando-se ali, dormia profundamente.
6. Veio o capitão e o despertou: Dorminhoco! Que estás fazendo aqui? Levanta-te e invoca o teu Deus, para ver se ele se lembra talvez de nós e nos livre da morte.
7. Em seguida disseram os marinheiros entre si: Vinde e tiremos à sorte para sabermos quem é a causa deste mal. Lançaram a sorte e esta caiu sobre Jonas.
8. E perguntaram-lhe: Tu, por quem nos acontecem estes males, dize-nos qual é a tua profissão? De onde vens? A que país e a que raça pertences?
9. Sou hebreu, respondeu ele. Adoro o Senhor, Deus dos céus, que criou o mar e todos os continentes.
Ficaram então aqueles homens possuídos de grande temor, e disseram-lhe: Por que fizeste isto? Pois tinham compreendido, pela própria declaração de Jonas, que este fugia para escapar à ordem do Senhor.
11. E disseram-lhe: Que te havemos de fazer para que o mar se acalme em torno de nós? Porque o mar tornava-se cada vez mais ameaçador.
12. Tomai-me, disse Jonas, e lançai-me às águas, e o mar se acalmará. Reconheço que sou eu a causa desta terrível tempestade que vos sobreveio.
13. Os homens remavam para ver se conseguiam ganhar a costa, mas em vão, porque o mar se embravecia cada vez mais contra eles.
14. Então invocaram o Senhor: Senhor, disseram eles, não nos façais perecer por causa da vida deste homem, nem nos torneis responsáveis pela vida deste homem que não nos fez mal algum. Vós, ó Senhor, fizestes como foi do vosso agrado.
15. E, pegando em Jonas, lançaram-no às ondas, e a fúria do mar se acalmou.
16. Tomada de profundo sentimento de temor para com o Senhor, a tripulação ofereceu-lhe um sacrifício, acompanhado de votos.


Considerações:

1) O nome Jonas significa “pomba”.
2) O Profeta nasceu em Gate-Hefer, perto de Nazaré. De tal modo Jonas era galileu, bem como Naum, Malaquias e Jesus e outros. Sua ação evangelizadora se deu no Reino do Norte durante a época de Jeroboão II, rei de Israel, no séc. VIII a.C.
3) O livro de Jonas se comprova com 2Rs 14: 25 e pela referência a Jonas feita pelo próprio Jesus em Mt 12: 39-41.
4) Os historiadores afirmam que por suas características, o livro é de autoria do próprio Jonas que, em muito se assemelha com o de Moisés, relatando os acontecimentos com detalhes extremamente ricos, que apenas ele poderia narrar.
5)O Profeta busca a glória de Deus e não a sua. O livro é muito diferente de todos os outros, pois, narra uma história.
6) Jonas foi chamado para pregar a Palavra de Deus em Nínive. Mas, a princípio fugiu. A fuga de Jonas não é diferente da atitude de muitos hoje. Israel tinha se afastado muito de seu chamado missionário original, pois deveria estar sendo uma luz de redenção para os povos, Gn 12: 1-3; Is 49: 6. E quantas e quantas vezes nós também nos afastamos de Deus???
7)O mundo continua clamando por profetas!!!!!! Nossa cidade, nosso país e o mundo clamam por pessoas que estejam dispostas a anunciar a Palavra e Deus quer levantar pregadores. Foi isso que ocorreu com Jonas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi! Que a Paz de Cristo e o amor de Maria estejam com vocês! Estou gostando muito do blog! É uma ótima fonte de formação! Sobre o este profeta, há alguns dias eu estudei um pouco sobre seu livro e achei fantástico. A princípio julguei Jonas como uma pessoa egoísta e vingativa, que só queria que Deus castigasse o povo pelas suas faltas. Mas é impressionante como somos parecidos com ele! Foi a partir disso que mudei minha opinião sobre o profeta. Ao conhecer um pouco de sua história e sobre os sofrimentos que seu povo passou, vi que ele só manifestou seus sentimentos humanos, muito parecido conosco. Mas Deus sabe o que faz e quem escolhe para anunciar sua mensagem. O que mais me comoveu foi a misericórdia que Deus demonstra aos seus filhos. Ele os vê tentando mudar de atitude e desiste de lançar sobre eles os castigos que Jonas havia anunciado. Temos muito o que aprender neste livro tão pequeno e tão rico! E aos criadores do blog, parabéns pelo trabalho!
Abraços a todos!
Kátia C. Sousa

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina