quarta-feira, 24 de março de 2010

O Pai Nosso sob o prisma da CF 2010

Fonte: Texto base CFE 2010.

Pedimos o pão “nosso”, não o “meu pão”. E pedimos o que precisamos para cada dia, não para acumular. Esse pedido nos compromete tanto com a partilha como com um consumo mais simples. Quando todos tiverem o pão de cada dia e respeitarem esse direito, sem fazer exceções, a humanidade será mais feliz. Perdoa-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido Outras versões do Pai-Nosso chamam essas “ofensas” de “dívidas”, usando um termo da economia. Ofendemos a Deus e ficamos em “dívida” com ele quando vivemos de modo a prejudicar o irmão. E Jesus nos diz: perdoa se queres ser perdoado. Em outras palavras: nossos “acertos de conta” com Deus só podem ser feitos através de uma atitude justa, fraterna e solidária com o nosso próximo.

E não nos deixes cair em tentação. As tentações do consumo irresponsável, da acumulação exagerada, da exploração dos mais desamparados nos cercam o tempo todo. Para não cair em tentação precisamos estar atentos às consequências do que fazemos e do que deixamos de fazer. Mas livra-nos do mal O maior mal é afastar-se de Deus e desconsiderar a dignidade do ser humano, perder o rumo é não se importar com o sofrimento das outras pessoas, é se fechar num comportamento egoísta, pouco fraterno e pouco solidário.

Pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém. O Reino, o poder e a glória de Deus são diferentes daquilo que este nosso mundo chama de “sucesso”. Mostraremos ser cidadãos desse Reino, testemunhas do poder e da glória de Deus, vivendo realmente como família solidária, sem nenhum culto a outros “senhores” como o dinheiro, a nossa vaidade, o egoísmo que desvalorizam os outros filhos e filhas de Deus nosso Pai.

ORAÇÃO DA CFE 2010
Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.
Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da convivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho.
Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de Ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas. Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida. Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia
fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu Reino. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
REZEMOS ENTÃO PEDINDO:

Senhor, ensinai-nos a viver o amor fraterno.
Senhor, ensinai-nos a praticar a justiça.
Senhor, ensinai-nos a defender os oprimidos.
Senhor, ensinai-nos a perseverar na fé.
Senhor, convertei os nossos corações.
Senhor, ensinai-nos a buscar a reconciliação.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina