domingo, 7 de março de 2010

Profeta Jonas - Parte III


Jonas é chamado a continuar em missão. Muitas vezes caímos na tentação de acreditar que já fizemos muito por Deus e pela Igreja. Dizemos que estamos cansados e que não queremos mais nos envolver. Que a Igreja e seus movimentos tomam muito tempo e que não podemos dispor de tanto tempo assim para Deus. Mas Deus sabe o que quer e o que espera de cada um de nós. Não adianta reclamar, se o Senhor quiser você como trabalhador em algum projeto tudo será conduzido para que você o realize.

Deus nos concede a liberdade é claro, mas para aqueles que se permitem ser conduzidos por Deus tudo é providência.

Capítulo 3
A palavra do Senhor foi dirigida pela segunda vez a Jonas nestes termos:
2. Vai a Nínive, a grande cidade, e faze-lhe conhecer a mensagem que te ordenei.
3. Jonas pôs-se a caminho e foi a Nínive, segundo a ordem do Senhor. Nínive era, diante de Deus, uma grande cidade: eram precisos três dias para percorrê-la.
4. Jonas foi pela cidade durante todo um dia, pregando: Daqui a quarenta dias Nínive será destruída.
5. Os ninivitas creram (nessa mensagem) de Deus, e proclamaram um jejum, vestindo-se de sacos desde o maior até o menor.
6. A notícia chegou ao conhecimento do rei de Nínive; ele levantou-se do seu trono, tirou o manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre a cinza.
7. Em seguida, foi publicado pela cidade, por ordem do rei e dos príncipes, este decreto: Fica proibido aos homens e aos animais, tanto do gado maior como do menor, comer o que quer que seja, assim como pastar ou beber.
8. Homens e animais se cobrirão de sacos. Todos clamem a Deus, em alta voz; deixe cada um o seu mau caminho e converta-se da violência que há em suas mãos.
9. Quem sabe, Deus se arrependerá, acalmará o ardor de sua cólera e deixará de nos perder!
10. Diante de uma tal atitude, vendo como renunciavam aos seus maus caminhos, Deus arrependeu-se do mal que resolvera fazer-lhes, e não o executou.

O mundo precisa de gente missionária.
Abandonemos nosso comodismo e vamos juntos construir o reino de Deus. A segunda parte do livro mostra um Jonas renovado, arrependido e disposto a cumprir as ordens de Deus, sem fugas. Os pregadores do Evangelho receberam chamados, e todos nós somos chamados a fazer a vontade de Deus.

A dúvida pode ser com relação a missão que devemos cumprir, e a resposta é simples somos convocados a proclamar a palavra de Deus. Nossa fonte principal é Bíblia; o Catecismo da Igreja Católica contém respostas para nossas dúvidas e vários outros documentos da Igreja.

O bom cristão não tem medo de conhecer Deus. Devemos pregar tanto a misericórdia quanto a ira de Deus; ou seja, o perdão e a condenação. Não se trata de fazer medo nos outros, mas sim de mostrar a consequência do pecado.

Devemos ser obedientes com Deus assim como um bom filho é obediente aos seus pais. A teimosia e pecado só levam ao sofrimento. Voltemos nossa face para Deus e peçamos perdão por nossos pecados.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina