segunda-feira, 22 de março de 2010

Campanha da Fraternidade


Fonte: texto base CFE2010

CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2010.

Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro (Mt 6,24)
Tema: Economia e Vida
O CONIC foi fundado em 1982. CONIC significa Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Igrejas membros do CONIC: 1) Igreja Católica (IC) 2) Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) 3) Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) 4) Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU) 5) Igreja Sírian Ortodoxa de Antioquia (ISOA) .

Esta é a terceira campanha da fraternidade realizada de forma ecumênica, e tem como objetivo geral: colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão”.

Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, as comunidades cristãs são convocadas a deixar-se interpelas pelas palavras de Jesus: “Não acumuleis para vós tesouros na terra, onde as traças e os vermes arruínam tudo, onde os ladrões arrombam as paredes para roubar. Mas acumulai para vós tesouros no céu.” (Mt 6,19-20a). “Ninguém pode servir a dois senhores: ou odiará a um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24). Toda a vida de Jesus foi um testemunho de simplicidade no uso dos bens materiais, de solidariedade com os pobres, de distribuição gratuita dos dons de Deus.

Quaresma é tempo propício para a conversão, momento favorável, dia da salvação. No entanto, esta conversão não se limita ao tempo da quaresma, mas deve produzir frutos que a testemunhem e que permaneçam para a vida eterna. A CFE contribui para a vivência do espírito quaresmal, promovendo a conversão da pessoa em todas as suas dimensões: pessoal, comunitária e social.

Em continuidade com as Campanhas anteriores Nas Campanhas da Fraternidade Ecumênicas, os temas se voltam para a valorização da pessoa, o cuidado da natureza e os grandes direitos dos seres humanos, compreendidos como filhos preciosos e amados do Criador.

Nesse espírito foram pensados o tema desta nova Campanha, “Economia e vida”, e seu lema: “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro” (Mt 6,24). Fraternidade e economia. Economia (do grego oikos + nomos), que significa literalmente “administração da casa”, tem o sentido de providenciar tudo que é necessário à sobrevivência. Uma constante no pensamento social cristão é o caráter humano da economia, como atividade realizada por pessoas, devendo orientar-se ao serviço das pessoas, como o centro, protagonistas e razão de ser da vida econômica e social.

Inclusive, a economia, como ciência, deve ser integralmente orientada para a construção do Bem Comum. Os objetivos desta Campanha da Fraternidade Ecumênica Objetivo geral: “Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem

Este objetivo exige que haja justiça social, consciência ambiental, sustentabilidade, empenho na superação da miséria e da fome e, de um modo geral, que se considere com atenção especial, a dignidade da pessoa e o respeito aos direitos humanos. Objetivos específicos: Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar e todas as pessoas que a constituem.

Buscar a superação do consumismo, que faz com que o • “ter” seja mais importante do que as pessoas. Para se atingir os objetivos da CFE 2010, são adotadas as seguintes estratégias: Denunciar • a perversidade de todo modelo econômico que vise em primeiro lugar o lucro, sem se importar com a desigualdade, miséria, fome e morte. Educar • para a prática de uma economia de solidariedade, de cuidado com a criação e valorização da vida como o bem mais precioso. Conclamar • as Igrejas, as religiões e toda a sociedade para ações sociais e políticas que levem à implantação de um modelo econômico de solidariedade e justiça para todas as pessoas.

Esses objetivos e estratégias devem ser trabalhados em quatro níveis: social, eclesial, comunitário, pessoal. Desejamos a preservação da grande casa comum, o planeta Terra, planeta da vida e morada da família humana, em vista da sua sustentabilidade. Buscamos mudanças na economia, na administração dessa casa comum, em fraterna cooperação entre toda a sociedade: cristãos e cristãs, seguidores de diferentes religiões e pessoas de boa vontade.

A VIDA EM PRIMEIRO LUGAR . “Cuidado! Guardai-vos de toda ganância; não é pelo fato de um homem ser rico que ele tem a vida garantida pelos seus bens” (Lc 12,15). Não só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4,4).

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina