sábado, 6 de março de 2010

Profeta Jonas - Parte II


O Profeta Jonas foi trabalhado pela misericórdia de Deus.
Quantas e quantas vezes dizemos não para Deus? Muitas não é verdade. Algumas vezes por atos, outras por palavras e muitas por omissão, mas Deus não se esquece de nós. Ele está sempre ali como um pai amoroso, pronto para receber os seus filhos tão amados.
Deus age em nós por diversas formas:


Capítulo 2
1. O Senhor fez que ali se encontrasse um grande peixe para engolir Jonas, e este esteve três dias e três noites no ventre do peixe.
2. Do fundo das entranhas do peixe, Jonas fez esta prece ao Senhor, seu Deus:
3. Em minha aflição, invoquei o Senhor, e ele ouviu-me. Do meio da morada dos mortos, clamei a vós, e ouvistes minha voz.
4. Lançastes-me no abismo, no meio das águas e as ondas me envolviam. Todas as vossas vagas e todas as vossas ondas passavam sobre mim.
5. E eu já dizia: fui rejeitado de diante de vossos olhos. Acaso me será dado ainda rever vosso santo templo?!
6. As águas envolviam-me até a garganta, o abismo me cercava. As algas envolviam-me a cabeça.
7. Eu tinha descido até as raízes das montanhas, até a terra cujos ferrolhos eternos (se fecharam) sobre mim.
8. Quando desfalecia a minha vida, pensei no Senhor; minha oração chegou a vós, no vosso santo templo.
9. Os que servem a ídolos vãos abandonam a fonte das graças.
10. Eu, porém, oferecerei um sacrifício com cânticos de louvor, e cumprirei o voto que fiz. Do Senhor vem a salvação.
11. Então o Senhor ordenou ao peixe, e este vomitou Jonas na praia.

Precisamos nós voltar para Deus, tanto nas Dores como nas alegrias. Deus nós ama e está sempre pronto para nós ajudar. Não existe dificuldade maior que o amor de Deus. Jonas clamou do ventre do peixe, em seu desespero ele se lembrou do Senhor. Não precisamos esperar o desespero para nos lembrarmos de Deus.


Deus miraculosamente manteve Jonas vivo por três dias no estômago do peixe. Por ser um fato verdadeiro Jesus relembrou que o peixe havia engolido Jonas para ilustrar sua própria morte, sepultamento e ressurreição, Mt 12: 39-41.

Jonas se arrependeu de fazer tudo errado, e assim também nós devemos nos arrepender de todas as nossas faltas e voltarmos para Deus. Estamos na quaresma... É chegado o momento de pedir perdão.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina