segunda-feira, 7 de junho de 2010

A União Europeia e a Mulher coroada com estrelas

Corria o ano de 1830 quando Nossa Senhora apareceu para uma jovem  irmã vicentina residente em Paris chamada Catarine Labouré. A Virgem, que se apresentou como Nossa Senhora das Graças, pediu-lhe que mandasse cunhar medalhas reproduzindo a imagem que ela via. Assim se fez, surgindo a grande devoção da Medalha Milagrosa.

Num dos lados, a medalha mostra a imagem de Maria com o globo sob os pés e raios saindo de suas mãos e tendo ao redor a inscrição "Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós". Do outro lado, a cruz de Cristo e o M de Maria e dois corações: um coroado de espinhos, outro trespassado por uma espada. E ao redor de medalha, 12 estrelas - lembremo-nos de Apocalipse 12,1: "Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de 12 estrelas."

Pois bem, em 1950 o Conselho da Europa, instituição criada para trabalhar pela unidade europeia, promoveu um concurso para escolher a bandeira de uma futura Europa unida. O vencedor foi o desenhista francês Arsené Heitz, que propôs um círculo de 12 estrelas sobre um fundo azul. Anos mais tarde ele explicou que a inspiração surgiu quando adquiriu uma Medalha Milagrosa - ele, que rezava o terço todos os dias. O azul é a cor tradicionalmente associada a Maria desde tempos muito antigos e as estrelas são referência à Coroa da Rainha do Céu.

Curiosamente nunca houve uma associação entre o número de estrelas e o de países componentes da União Europeia, pois quando a bandeira foi oficial adotada (em 8 de dezembro de 1955), havia 15 países no Conselho da Europa. Vocês prestaram atenção à data em que a bandeira foi oficializada? 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (Oh Maria, concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós). Diante das críticas referentes à diferença entre o número de estrelas e o número de países, Heitz justificava que esse número simbolizava a unidade, pois eram 12 os apóstolos, 12 as tribos de Israel, etc.

A Seleção da Itália e o Manto de Maria

Outra referência oculta a Nossa Senhora está na cor da camisa da seleção italiana de futebol. O azul, que não aparece na bandeira da Itália, vem da antiga bandeira da Casa de Saboia, importante família da nobreza do país. No século XVI a bandeira da família ganhou essa cor para pedir proteção a Nossa Senhora. Esse estandarte familiar foi depois adotado pela República Italiana como bandeira oficial dos presidentes, mas já era a cor do uniforme da Azzurra.

As informações são de Vittorio Messori no livro Hipóteses sobre Maria

9 comentários:

Anônimo disse...

Eu nunca li e nem ouvi falar sobre essa relação entre Nossa Senhora e esses símbolos. Mas não duvido que seja verdade, acredito muito no poder intercessor de Maria.
Kátia

Jorge Luis disse...

Diante do que vocês disseram

"Somos quatro amigos que, em comum, têm o amor a Deus e à Igreja. Somos todos leigos interessados em aprender cada vez mais e, com a graça de Deus, em ajudar à divulgação do Evangelho."

Apresento três blogs

Com documentos antiguíssimos da igreja

http://patristicabrasil.blogspot.com/

Esse em construção, onde vou colocar arqueologia e coisas correlatas para provar a a fundação da igreja católica, bem como a historia da mesma.

http://angelusexverum.blogspot.com/

E esse com testemunhas de ex-pastores, e sua conversão ao cristianismo, ou seja ao catolicismo.

E se vocês virem os vídeos, veram que os pastores descobriram a verdade, a partir do estudo da patrística, entre outras coisas, que é o foco do primeiro blog.

http://ex-pastores.blogspot.com/
Um abraço, fique com Cristo Jesus, e um bom fim de ano com muita paz.

Atenciosamente Jorge Luis

Todavia, se eu tardar, saberás como proceder na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade.(1 tm 3,15).

Anônimo disse...

Si, probabilmente lo e

Jorge Luis disse...

Olá, achei seu blog por acaso quando procurava para material de estudo sobre teologia, patrística, iconografia, epigrafia, arqueologia bíblica, etc.

E acredito que você possa se interessar por esses blogs

http://patristicabrasil.blogspot.com/, história e patrística da igreja do século I ao VIII, todo em português.

http://iconografiascristas.blogspot.com/, Ícones antigos da igreja.

http://angelusexverum.blogspot.com, que pretende comprovar verdades da Igreja a partir de achados arqueológicos.

Conheça a história da sua igreja para saber a razões de sua fé.

Juventude Marial Vicentina do Brasil disse...

Amigos, como é bom partilhar com vocês a minha felicidade ao vê este artigo no blog do Moisés.
Sabe... ao aparecer na França no ano de 1830, Nossa Senhora, mãe de Jesus, além de pedir que se cunha-se uma Medalha, (mais tarde chamada pelo povo de Milagrosa) ela pediu à Santa Catharina Labouré que se criasse uma Associação para jovens, no seio da igreja Católica e da grande Família de São Vicente de Paulo.. desta forma, nasce em 1830 a Associação Pontifícia da Juventude Marial Vicentina uma das grandes responsáveis pela propagação da Medalha Milagrosa no mundo, uma associação fundada por Nossa Senhora, feita de jovens para jovens, a maior e mais antiga instituição católica de jovens no Mundo (181 anos) e no Brasil (146 anos).. UMA HONRRA!

sandrakatzman disse...

Nossa, não sabia. Que Maria Santíssima converta a Europa de volta para o cristianismo.

Voz da Igreja disse...

A Paz de Cristo, queridos Camila, Moisés, Nilson e Tiago.

Aqui fala um devoto de São Miguel Arcanjo e estudante de Teologia apaixonado pela Igreja, que gostou muito do blog de vocês!

Sou membro da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de São Paulo e trabalho com uma revista de evangelização católica chamada Voz da Igreja, que também tem um blog.

Pretendo linkar este blog por lá, e gostaria de pedir que também linkassem o blog Voz da Igreja por aqui. Os tempos atuais exigem uma união dos católicos em defesa da nossa fé e da Igreja.

Abraço fraterno em Cristo,

Henrique Sebastião
www.vozdaigreja.blogspot.com

Voz da Igreja disse...

A Paz de Cristo!

Interessantíssimas as informações contidas neste post. Precisamos rezar muito pela Europa, nestes nossos tempos complicados. Que a Santíssima Virgem Maria rogue por nós e reze conosco!

Uma observação: percebi neste blog o link para um antigo blog que eu administrava, chamado "O Precursor", mas que deixou de ser atualizado há um bom tempo. Venho pedir a inclusão do meu blog atual, em que venho trabalhando pela evangelização e defesa da fé católica. O endereço (URL) é:

www.vozdaigreja.blogspot.com

Desde já agradeço, e o Miles Ecclesiae está sendo linkado por lá também.

Abraço fraterno

Henrique Sebastião

Voz da Igreja disse...

Atualiza! atualiza!..

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina