quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Como foi a Marcha da Cidadania pela Vida em Brasília



No último domingo, dia 30 de agosto, aproximadamente duas mil pessoas participaram da 3ª Marcha da Cidadania pela Vida, em Brasília, promovida pelo movimento Brasil Sem Aborto. Pessoas de várias religiões tomaram parte e fizeram a caminhada de mais ou menos 5 quilômetros entre a estação 208 do metrô de Brasília e a Esplanada dos Ministérios. Entre os participantes, a presidente do Movimento Brasil sem Aborto, a bióloga Lenise Garcia, a médica e biofísica Alice Ferreira, o deputado Luiz Bassuma, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e a cantora Elba Ramalho.

Muitos jovens e até famílias inteiras participaram da marcha para defender o valor da vida e protestar contra as várias tentativas daqueles que apoiam a cultura da morte de legalizar o aborto e de favorecer, de todos os modos possíveis, a facilitação do assassinato de inocentes.

Havia até um criativo carro alegórico - que propiciou uma ótima oportunidade para o trabalho em equipe num momento em que precisou ser segurado no braço quando descia uma das poucas áreas inclinadas de Brasília, na virada do Eixão para o Eixo Monumental.

Um pequeno grupo de feministas (pequeno mesmo: no máximo umas cinco) levou cartazes para protestar contra a marcha e defender o aborto. Tirando uma rusga aqui e ali, a contramanifestação delas também foi pacífica. Tentamos conversar com elas, para ouvir suas opiniões, mas elas se recusaram a falar.

Ao final da marcha, a cantora Elba Ramalho fez um show gratuito na Esplanada, aberto com uma belísima interpretação da Oração de São Francisco. Elba foi alvo de muitos ataques por parte dos abortistas, que a criticaram pela particpação no evento. A imprensa, como sempr, deu enorme espaço para essas críticas, como se elas fossem legítimas e como se não passassem de tentativa de cercear a liberdade de expressão da cantora. Durante o show, ela fez questão de reafirmar sua oposição ao aborto.

Tive a alegria de participar da cobertura jornalística da marcha, pelo grupo
Vida para Todos, de Brasília. Não foi a participação que eu gostaria, mas espero poder me empenhar cada vez mais daqui pra frente.

Abaixo, assistam a um breve vídeo sobre a marcha (em breve serão divulgados outros vídeos com mais informações) e vejam algumas fotos. Ah, e leiam também o texto no blog Latu Senso et in Extenso.





Acima: Perto de duas mil pessoas participaram da marcha

Acima: Lenise Garcia, presidente do Movimento Brasil Sem Aborto

Acima: Alice Ferreira, médica e biofísica

Acima: Deputado Bassuma, presidente da Frente Parlamentar pela Defesa da Vida

Acima: No meio da Marcha em Defesa da Vida, um pequeno grupo de pessoas defendeu o aborto

Acima e abaixo: Carro alegórico em defesa da vida


Acima e abaixo: Elba Ramalho faz show de encerramento da 3ª Marcha da Cidadania pela Vida, em Brasília

3 comentários:

André disse...

muito legal seu post. Estive lá e vc retratou bem o que aconteceu.

O clima foi muito pacífico.

Só acho que dada a relevância do tema, mais pessoas deveriam ter ido se manifestar...

Rádio Beatitudes disse...

uhuuu... que orgulhos desses dois meus colegas de facul e irmãos de caminhada, viu... parabés moisés e Tiago... Deus os abençoe e dê força na missão!!!

Carol Zabisky
www.radiobeatitudes.com

latusensuinextenso disse...

Moisés,

Parabéns pelo seu post! Esse trabalho, de fato, é imprescindível neste momento!
Que Deus continue abençoando seu caminho. E marchemos! A luta continua!

Um abraço,

Ana Luísa.

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina