quinta-feira, 26 de junho de 2008

Valores espirituais e morais são indispensáveis para ser humano

Rádio Vaticano

O Papa Bento XVI entregou, esta manhã, um discurso em francês ao novo embaixador do Gabão junto à Santa Sé, Firmin Mboutsou, na apresentação de suas Cartas Credenciais.

Em seu pronunciamento, o Santo Padre referiu-se às boas relações diplomáticas entre o Gabão e a Santa Sé, mantidas há mais de dez anos e expressou seu apreço pela contribuição da Igreja católica na história e na construção daquele país.

"A Igreja contribui e deseja contribuir sempre, sobretudo para a educação dos homens, das mulheres e das crianças, sem distinção, no respeito pelas pessoas e suas culturas, transmitindo a cada um os valores espirituais e morais, indispensáveis para o conhecimento do ser humano".

O Papa ressaltou ainda o precioso trabalho da Igreja no que se refere à assistência no campo da saúde e espera que o país apóie, plena e legalmente, seu serviço social e caritativo às pessoas mais necessitadas e pobres.

O Santo Padre pede que seja dado à Igreja o apoio necessário para continuar sua missão espiritual e obra de formação integral dos jovens, que serão o futuro da nação.

Após ter destacado o papel da Igreja na assistência humana e espiritual do povo gabonense, Bento XVI espera poder dar maior ênfase à pastoral entre os militares e suas famílias, a serviço da paz, da justiça e da segurança de todo o país. Por fim, deixou o seguinte apelo aos responsáveis do Gabão:

“Convido todas as Autoridades e os homens de boa vontade, sobretudo no querido continente africano, a se comprometerem sempre por um mundo pacífico, fraternal e solidário... a paz e a justiça devem caminhar juntas”.

De fato, concluiu o Pontífice, sem justiça, sem luta contra toda forma de corrupção, sem respeito das regras e do direito da pessoa humana, é impossível construir uma verdadeira paz. Todos devem ser artesãos e testemunhas da paz, da fraternidade e da solidariedade.

Neste sentido, o Papa exortou a todos a manterem as riquezas naturais da nação, para uma maior proteção do planeta, a fim de que as gerações futuras possam ter uma terra vivível, capaz de alimentar seus habitantes.

A matéria está disponível no site da Canção Nova.

Temos no Catecismo da Igreja Católica:
§100 - O encargo de interpretar autenticamente a Palavra de Deus foi confiado exclusivamente ao Magistério da Igreja, ao Papa e aos bispos em comunhão com ele.
Assim, como católicos devemos seguir aquilo que o Papa tem a nos dizer, sempre com a máxima fé.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina