sexta-feira, 27 de junho de 2008

Vem aí a Jornada Mundial da Juventude


A Jornada Mundial da Juventude está prestes a começar. Vai acontecer em Sidney, na Austrália, em julho. Milhares e milhares de jovens católicos do mundo todo são esperados. Mas o que é a Jornada Mundial da Juventude? Veja no artigo , publicado no site JMJ Brasil.


A Jornada valerá o esforço?

Artigo de Diana Ísis Albuquerque

Afinal, por que o Papa vai pra tão longe? Será que não poderia haver uma Jornada mais perto pra gente poder participar? O Papa tem que ir logo pra Austrália, do outro lado do planeta?

É isso mesmo! Jovens, naquele continente – a Oceania – existe Igreja, existem pessoas, vive-se uma cultura e há jovens que precisam da Jornada. Também eles viverão esta graça que muitos já viveram, muitos nunca vivenciaram, outros tantos gostariam de viver pela primeira vez ou de novo, porque é bom demais!

Então, o que é a Jornada? Estamos falando da Jornada Mundial da Juventude, o maior encontro de jovens do mundo porque reúne uma galera de várias nacionalidades, aos milhares. É uma grande celebração internacional. Acontece periodicamente, num intervalo de dois ou três anos em um país, aí os jovens viajam pra lá. E por que isso? Qual o motivo? Com que objetivo? Quem os chama?

PIC_0468a.jpgQuem responde perguntando aos próprios jovens é João Paulo II (Papa que os conhecia e os amava demais) durante a JMJ, em Roma, no ano 2000: "O que vocês vieram procurar? Quem vocês vieram procurar? Quem vocês vieram encontrar?". Jesus Cristo, o Emanuel, Deus conosco. Ele está no meio de nós.

  • Roma, Itália – 1985,
  • Buenos Aires, Argentina – 1987,
  • Santiago de Compostela, Espanha – 1989,
  • Częstochowa, Polônia – 1991,
  • Denver, EUA – 1993,
  • Manila, Filipinas – 1995,
  • Paris, França – 1997,
  • Roma, Itália – 2000,
  • Toronto, Canadá – 2002,
  • Colônia, Alemanha – 2005.

E agora o grande encontro em Sydney, Austrália. A Igreja se mobiliza diante do desafio de preparação espiritual e material. A sociedade também. A cidade se organiza numa dimensão mais profunda do que simplesmente receber turistas: acolher jovens peregrinos do mundo inteiro. Eles ficarão em casas de famílias ou alojados nas paróquias ou escolas. Eles têm várias faces, vivem em contextos diversos. A realidade e a cultura de cada grupo se manifestam em semelhanças, diferenças, sofrimento, alegria, beleza e fé. PIC_0437a.jpgMuitos não têm dinheiro para gastar comprando algo legal, um souvenir do país visitado nem mesmo pra comer no MC Donald's se não gostar da comida servida. Além das mochilas pesadas, sacos de dormir, Bíblia, terço, trazem consigo anseios parecidos.

"Jovens, vós tendes mais ou menos a mesma idade de João e o mesmo desejo de estar com Jesus" (JP II aos jovens, Dom. de Ramos 2004). Rapazes e moças com bandeiras coloridas e estilos variados querem estar juntos para vivenciar o encontro, partilhar a fé, ouvir os bispos nos fortes momentos de catequese. É maravilhoso ver jovens de países diferentes trocarem experiências de fé, não só o "change" – as trocas de bandeiras, bonés, botons, camisetas. Como a Igreja é bela e ama a juventude!

PIC_0984a.jpg Aí alguém descreve: "A Igreja está viva. A Igreja é jovem" (Bento XVI no inicio do seu pontificado). Esse alguém é o Papa Bento XVI. Aquele que a mídia apenas o cita em reportagens superficiais o lugar que ele visita. Pena que não mostra a beleza do evento, os jovens rezando juntos, a fala do Papa ao vivo, na íntegra, para que as pessoas realmente possam ouvir dele e não o que dizem dele. Jovens, tenhamos coragem e conheçamos o que o Papa nos diz por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Imprimamos seus discursos. Oremos com a Palavra que ele nos indica. É para nós que ele fala. É para vocês que o Papa dirige a voz e o olhar. É por vocês que ele ora e pensa o que dizer de modo a mediar o encontro entre vocês e Cristo.

Oba! Lá vou eu!

E se eu não for? Ah!...mas se eu não for? É tão longe e tão caro. Bem que eu gostaria de ir. Suspiram muitos. Atenção! Todos podem beber desta graça. Todos podem saber desse acontecimento. Podemos ficar antenados. Devemos interceder. O Espirito Santo nos atrai para estarmos unidos, mesmo que não se faça a viagem. Os jovens vão ao encontro com o Papa. O Papa vai encontrar a juventude.

A JMJ produz efeito e frutos. Faz ecoar um canto que vai além dos lindos hinos (por falar nisso, quem não consegue não apreciar a melodia de L'Emmanuel?!). A JMJ envolve gente em longa e intensa preparação. O objetivo é atingir os jovens, proporcionando a eles uma eficaz experiência de fé. São atividades que acontecem em toda parte da cidade para que todos participem: pré-jornada, catequeses com os bispos em várias línguas, shows com música e dança, festivais, tendas de adoração eucarística, espaço para a Confissão. Espontaneamente os jovens se reúnem nas praças, nas calçadas, nos metrôs e saúdam uns aos outros, divertem-se com danças e alegres cantos; onde tem brasileiro tem samba no pé. E é claro, os tão aguardados momentos com o Papa: a sua chegada, a Missa, a via-sacra dos jovens, a grande vigília! Dessa vez em Sydney haverá a Feira Internacional das Vocações, onde cada movimento, pastoral, grupo, ordem religiosa e comunidades novas poderão fazer uma amostra para divulgar sua espiritualidade. Pode conferir no site oficial www.wyd2008.org e também www.jmjbrasil.com.br.

PIC_1027a.jpg

O tema deste ano vem como um vulcão com toda potência: "Recebereis a força do Espírito e sereis minhas testemunhas". Olhem que inspiração massa o Papa teve! O tema de cada Jornada é sempre bíblico. Vocês podem ler e rezar, está em At1,8. O que? Tem que rezar com a Palavra é? Não basta ler para entender e ouvir o que o padre diz na Missa, ou o cara no grupo de oração? Não, isso é importante, mas não basta. É preciso rezar para ser amigo de Jesus. Não nos distanciemos do Seu olhar. Como se faz isso então? É fazer como João: deitar a cabeça no peito de Jesus para escutar as batidas do Seu Coração. Nós nos sujeitamos a tantas influências, por que não dispor o corpo, a cabeça, o tempo e o coração para orar? Conversar com Jesus é essencial. Vamos lá: peça a presença do Espírito Santo, dê espaço para o louvor, leia a Palavra mais de uma vez, o quanto achar necessário pra entender, depois deixa ela se confrontar com tua vida, depois dê uma resposta em oração, silencie. Esses passinhos são conhecidos como Lectio Divina, um método de oração e estudo diário da Palavra indicado pela Igreja, em que há leitura, meditação, oração e contemplação.

Fé vivida. Fé partilhada. É por isso que JP II inventou a Jornada. Por causa da verdadeira alegria que Cristo dá. Percebeu que os jovens precisam estar juntos e conhecer Jesus.

Fica aqui então, um convite a todo jovem. Participe. Engaje-se na paróquia ou comunidade, num grupo, num ministério, multiplique seus talentos, ponha-se a serviço. Encha-se de amor, coragem e alegria pelo Evangelho! Seja testemunha, alguém que experimentou o autêntico Amor. Seja um jovem algo mais, diferente por refletir na vida e no olhar a pessoa de Jesus... Em casa, no colégio, na faculdade, no trabalho, na academia, nos clubes, no shopping, na praia, numa lan house. Seja sal da terra e luz do mundo (Mt5, 13-14). "Uma grande alegria não se pode guardar só para si", diz o Papa Bento XVI, em um dos seus discursos da Jornada na Alemanha.

Seja assim: um santo de calça jeans que recebe a força do Espírito para testemunhar o Amor de Cristo, para atuar na Igreja e na sociedade.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina