terça-feira, 14 de julho de 2009

Conheça a Igreja XXVII - Ordem Ministros dos Enfermos (Camilianos - MI)


Hoje dia 14 de Julho é dia de São Camilo de Lellis, Confessor. São Camilo vivenciou a presença de Deus em sua vida de maneira efetiva, tornando-se um homem puro e Santo. Aprendeu com os próprios erros e se reconciliou com Deus, foi um grande pregador e evangelizador.

História de São Camilo

“Façam do serviço aos enfermos um instrumento de santificação”.
São Camilo nasceu no ano de 1550, era italiano de Abruzzo, da cidade de Bucchianico. Quando de seu nascimento sua mãe Camila, já contava com 60 anos de idade. Aos 17 anos se alistou como voluntário no exército de Veneza e naquela época, conviveu com muitos enfermos. Nessa mesma época passou conviver com uma úlcera no pé, que o acompanhou até o último dia de vida. Foi quando perdeu o pai que se deixou levar pelos prazeres do mundo.

Com a morte do pai sua vida mudou completamente sofreu com a falta de saúde, condições financeiras e o vicio no jogo. Doente, não conseguiu um lugar para internar-se, tendo que ir para Roma, para ser tratado no Hospital Santiago. Como não tinha dinheiro ofereceu seus serviços.

Em 1573, estava se restabelecendo economicamente, e provou ser fraco, pois novamente se deixou vencer pelos prazeres do mundo. Novamente perdeu tudo e ficou miserável. Foi quando retornou a Nápoles e fez a promessa de ser franciscano. Em menos de um ano já havia se esquecido dos votos que fizera, novamente se perdendo pelo jogo.
Em plena miséria abrigou-se no convento dos capuchinhos, e finalmente se lembrou de sua promessa. Nesse momento sua conversão foi real.


Camilo de Lellis morreu no dia 14 de julho de 1614. Seu féretro foi marcado por muita comoção e acompanhado por uma multidão. Mas um milagre era visto naquele dia: enquanto preparavam o corpo de Camilo para o funeral, os médicos, estarrecidos, notaram que a chaga havia desaparecido.

No ano de 1582, Camilo teve a idéia Divina de criar uma companhia com homens piedosos que aceitassem, de bom grado e generosamente, ter como missão socorrer os pobres enfermos. Aos 32 anos voltou a estudar, foi sacerdote aos 34 anos. Em 18 de março de 1586, o papa Sixto V aprovou a Congregação Religiosa fundada por Camilo.

Na guerra que logo em seguida houve na Hungria, os "Camilianos" trabalharam como primeira unidade médica de campo, cuidando dos feridos.

"Pregai o evangelho..., curai os enfermos".

ORDEM DOS CAMILIANOS

Em 21 de setembro de 1591, o papa Gregório XIV elevou a Congregação de Camilo ao "status" de Ordem Religiosa. Atualmente é difundida nos cinco contimententes.
1 - Europa: neste Continente os camilianos estão presentes em nove países com províncias e grande desempenho nos trabalhos de assistência religiosa, espiritual e material. Na Itália contam-se quatro províncias, tendo à frente a província mais velha da Ordem: a província romana, essa tem entre as próprias responsabilidades o santuário S. Camillo na cidade natal do Santo, a casa onde ele nasceu e a paróquia da cidade onde o Santo foi batizado. Na Áustria, Alemanha, Holanda, Espanha, Irlanda, Inglaterra, França e Polônia as províncias mantêm trabalhos diversificados, da assistência espiritual e material à administração hospitalar. Existe também a presença missionária na Geórgia, Armênia e Hungria.
2 - Américas: no novo mundo existem duas províncias: Brasil e USA. A província brasileira desenvolve, atualmente, trabalhos na promoção e defesa da vida em todos os campos: da educação de base à Universidade, da administração hospitalar à assistência aos marginalizados e abandonados; da catequese paroquial ao ensinamento catedrático. A província dos USA trabalha na administração hospitalar e nas capelanias. Além das províncias este Continente há várias fundações e delegações nos países: Peru, Colômbia, Bolívia, Equador, Argentina, Haiti, Chile e México.
3 - África: neste Continente a presença Camiliana é muito viva no trabalho de assistência a todas as necessidades primárias. Existem delegações e fundações nos países: Benin, Burkina-Faso, Uganda, Kenya, Tanzânia e Madagascar.
4 - Ásia: neste Continente existe uma província, uma vice-província, delegações e fundações. A única província está nas Filipinas e a vice-provincia na Thailandia. As fundações e delegações estão no Viêt-Nam, Taiwan e Índia. O trabalho principal que os religiosos fazem é a promoção e defesa da vida humana na assistência aos mais necessitados, marginalizados e abandonados.
5 - Oceania: neste Continente existe apenas uma fundação na Austrália. O trabalho que os religiosos fazem naquele país se limita à assistência espiritual nas capelanias.

'Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e vieste ver-me' (Mt. 26,36).

Com o passar dos anos diversas congregações camilianas, foram criadas: A Congregação Ministras dos Enfermos, fundada pela Beata Maria Domingas Brun Barbantini; Congregação das Filhas de São Camilo, fundada pelo Beato Luís Tezza e pela Beata Josefina Vanini; Congregação das Religiosas Stella Maris, fundada pela Irmã Gilda Tasciatore; Instituto Secular Missionárias dos Enfermos Cristo Esperança, fundado em 1936 por Germana Sommaruga e Comunidade Secular das Irmãs Camilianas e também os Amigos dos Doentes e Sofredores, fundadas recentemente pela enfermeira Heidi Hinteregger. A vida de São Camilo foi uma resposta às palavras de Jesus: “Ide de aldeia em aldeia. Pregai o Evangelho e curai os enfermos”.

ORAÇÃO DE SÃO CAMILO

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor. Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte os doentes e familiares, e os encoraje na vivência do amor. Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém. Pai Nosso, Ave Maria e Glória.São Camilo, rogai por nós!


ORAÇÃO DOS ENFERMOS

Senhor, coloco-me diante de ti em atitude de oração.Sei que me ouves, tu me conheces. Sei que estou em ti e que tua força está em mim. Olha para meu corpo marcado pela enfermidade. Sabes, Senhor, o quanto me custa sofrer. Sei que não te alegras com o sofrimento de teus filhos. Dá-me, Senhor, força e coragem para vencer os momentos de desespero e de cansaço. Torna-me paciente e compreensivo. Ofereço minhas preocupações, angústias e sofrimentos, para ser mais digno de ti. Aceita, Senhor, que eu una meus sofrimentos aos de teu Filho Jesus, que, por amor aos homens, deu sua vida na Cruz. Peço, ainda, Senhor: ajuda os médicos e enfermeiros a terem para com os pacientes.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina