segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

História da Salvação - Reis - 5ª Parte


O oitavo século antes da era cristã foi profundamente marcante na história da humanidade, ainda que muitos dos acontecimentos que se deram naqueles anos realmente só tivessem suas conseqüências manifestadas nos séculos seguintes.

Foi naquele século que, em 722 a.C., foi fundada a cidade de Roma. Nos séculos que se seguiriam, seu poder aumentaria de tal forma que, durante cerca de mil anos, ela comandaria o mundo então conhecido e seus domínios alcançariam terras da Europa, da Ásia e da África.

Foi ainda no oitavo século antes de Cristo que grande parte dos livros que compõem o Antigo Testamento foi redigida ou então compilada. Naquela época também muitos profetas exerceram suas atividades tanto em Israel quanto em Judá.

Entre os anos de 800 a.C. e 700 a.C., tanto a Assíria quanto a Babilônia viveram seu apogeu militar e político, sendo que ambas estenderam seus domínios por extensas regiões do Oriente Médio. Os assírios chegaram inclusive a invadir e dominar Babilônia durante algum tempo.

A Grécia, enquanto realizava seus primeiros jogos olímpicos, ia fundando cidades-colônias pelas margens do Mar Mediterrâneo. Conforme a tradição, foi ainda nessa época que
Homero viveu e escreveu os versos da Ilíada.

No Egito o poder caiu nas mãos de governantes oriundos da Líbia e, mais tarde, a parte sul do país caiu nas mãos de príncipes núbios. Embora não existam muitos registros, ao que tudo indica foi uma época de instabilidade política nas terras dos faraós.

Enquanto isso, nas terras do Extremo Oriente, durante a época do feudalismo na China, naquele país foi desenvolvida a tecnologia de obtenção do ferro. Nas ilhas vizinhas que dariam origem ao Japão, os nativos escolheram seus primeiros imperadores.

Finalmente, foi no século oitavo antes da era cristã que os profetas Isaías e Miquéias profetizaram nas terras de Judá, enquanto nas terras de Israel atuavam Amós e Oséias.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina