sábado, 10 de janeiro de 2009

Conheça a Igreja XVII: A Pastoral da Criança



A Pastoral da Criança é uma das mais conhecidas pastorais da Igreja, sendo muitas vezes confundida com uma organização não-governamental. Ela atua sobretudo junto a famílias carentes (sem qualquer tipo de distinção, mesmo de religião), desenvolvendo ações de educação, saúde, nutrição e espiritualidade, enfocando as crianças até seis anos de idade.

Geralmente, os líderes da pastoral visitam as famílias acompanhadas e as orientam sobre o desenvolvimento da criança, ensinando os diversos tipos de cuidados necessários para que ela tenha uma crescimento saudável. Também são promovidas atividades educacionais e de lazer, além de projetos de capacitação para que as famílias atendidas possam se autossustentar.

O trabalho da Pastoral da Criança começou em 1982, em Florestópolis, no Paraná. Na época, o secretário do Unicef sugeriu ao então arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, que a Igreja brasileira desenvolvesse uma campanha para combater a mortalidade infantil. O arcebispo gostou da idéia e a repassou à sua irmã, a médica sanitarista Zilda Arns, que decidiu promover a campanha, a qual acabou tomando a forma de uma pastoral na diocese de Londrina, então comandada por Dom Geraldo Magela Agnello (atual cardeal arcebispo de Salvador). Segundo informações da própria pastoral, em 1982, a mortalidade infantil em Florestópolis era de 127 crianças por mil. Após apenas um ano de atividades, o índice caiu para 28 por mil.

Daí em diante, a pastoral cresceu e atualmente são mais de 261 mil voluntários em todo o Brasil acompanhando mais de 1 milhão e 800 mil crianças e 95 mil gestantes em mais de 4 mil municípios. Em 200 foram realizadas 21,3 milhões de visitas domiciliares.

Embora a mortalidade infantil no Brasil ainda seja alta (em torno de 34 crianças por mil a cada ano), ela vem caindo nas últimas décadas. O próprio Uncef aponta a ação da Pastoral da Criança como uma das principais razões dessa queda.

Para saber mais sobre as ações desenvolvidas pela Pastoral da Criança, clique aqui.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina