quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Preciosidade da Criação


A criação inteira é preciosa aos olhos de Deus e Ele sempre se preocupa com a obra de suas mãos e cuida de tudo que criou. O universo todo, com todos os seres vivos e todas as coisas inanimadas, recebe constante e incessantemente os cuidados e o carinho do Senhor.

Jesus, enquanto esteve no mundo, falava o tempo todo de passarinhos e ovelhas, de peixes e flores do campo, de trigais e pés de figo... Enfim, tudo aquilo que foi feito por sua palavra, dele recebeu um valor e afeição especiais. E continua recebendo e sempre receberá. As águas, os mares, as pedras – a Simão o Senhor deu o nome de pedra – são criações de Deus e existem unicamente graças à vontade onipotente e incondicional do Senhor. Deus tirou do nada a criação inteira e, por estar Sua vontade onipotente presente nela, mantém esta mesma criação existindo. Isto é, sem a vontade de Deus a criação inteira volta ao nada, de onde foi tirada.

Todas as coisas são criaturas de Deus e, embora não possuam a capacidade de reconhecer o Senhor e amá-lo, prestam a Ele louvor e dão-Lhe glória pelo simples fato de existirem. A criação nem sequer tem consciência de que tem um Criador mas, assim mesmo ou talvez por isso mesmo, é imensamente amada pelo Senhor. O próprio fato de existir comprova a grandiosidade e a gratuidade desse amor incondicional de Deus.De outro lado, todos nós, homens e mulheres, somos também criados por Deus e a nós o Senhor Deus deu a capacidade de reconhecer que Ele existe, é o Criador e que tudo que existe foi criado por Ele. Portanto, temos o dever de amar a criação com o coração semelhante ao do Senhor e cuidar de sua obra com ternura e respeito.

Deus nos deu a capacidade de conhecermos a nós mesmos como seres humanos e a capacidade de reconhecermos a Deus como Senhor e Criador de tudo que existe. Assim, Deus nos concedeu a graça de participarmos com Ele da sua obra criadora e, ainda, deu-nos a graça de também juntos com ele participarmos da ação de governar a criação. Ou seja, é de nossa responsabilidade cuidar bem da criação de Deus, para que esta siga através dos tempos de acordo com a vontade do Senhor. Somos criaturas, a quem por amor gratuito o Senhor nos fez seus filhos, e é preciso que nossa vida seja também um louvor agradável a Deus.

Deus nos tirou do pó da terra, a qual veio do pó das estrelas, as quais vieram do pó do universo... viemos do pó, voltaremos ao pó; tudo veio do nada e se desfará em pó... Um dia, chegará a hora em que o Senhor “fará novas todas as coisas” e, assim, tudo existirá eternamente na contemplação de Deus face a face.

Nilson Antônio da Silva

Um comentário:

Rubinho disse...

O visão deterioda de evolução torna dificil a percepção de que somos finitos aqui na terra. Muito acreditam que "evolução humana" signfica "evolução tecnológica" . "O homem é eterno quando o seu trabalho permanece"; será ?
Quando dizemos estamos evoluindo se retirarmos o celular, tv digital , mp7,10,1500 o que resta ? Qual o verdadeiro significado de evolução?

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina