sábado, 28 de fevereiro de 2009

Casas do Senhor XVIII: O Templo Expiatório da Sagrada Família em Barcelona

Sagrada Família - Fachada da Natividade (foto de SantiMB)
O exuberante Templo Expiatório da Sagrada Família começou a ser construído em Barcelona, na Espanha, em 1882 - e ainda não foi concluído. É considerado a obra prima do arquiteto catalão Antoni Gaudí*, que comandou a construção de 1883 até o ano de sua morte, 1926. Desde então, vários arquitetos estiveram à frente do projeto dando continuidade ao projeto original.

A expressão "templo expiatório" refere-se ao fato de a igreja estar sendo construída, desde o século XIX, apenas com doações dos fiéis. O Templo Expiatório da Sagrada Família é comumente chamado de "catedral", mas a denominação é incorreta. É outra a catedral sede da arquidiocese de Barcelona.

O projeto da Sagrada Família prevê que haverá três grandes fachadas: a da Natividade (quase completada pelo próprio Gaudí), a da Paixão (iniciada em 1952) e a da Glória, que será a principal delas e cuja construção ainda não foi iniciada. O estilo arquitetônico é classificado como modernista, embora nada no templo lembre as linhas setas ou as curvas elegantes comuns nas catedrais modernas. Pelo contrário: a construção de Gaudí é completamente inovadora. Ele procurou substituir os arcobotantes da arquitetura gótica por arcos parabólicos. As torres (ao final da construção, serão 18) têm o formato cônico, com aberturas distribuídas formando um caracol ao longo da estrutura. Quando todas estiverem construídas, as alturas vão variar de 98 a 170 metros. Há inúmeros detalhes que tornam o Templo uma das mais fabulosas construções do mundo. Veja abaixo algumas fotos desa maravilha:

Fachada da Paixão (foto de Wolfgang Staudt)




Interior do Templo (foto: divulgação)

Mais informações: site oficial (inglês)
Sobre Gaudí: Gaudi Designer
Mais fotos: no Panoramio - no Flickr.

* Foi iniciado em 1998 o processo de canonização do arquiteto Antoni Gaudí. No momento ele tem o título inicial de "Servo de Deus". Acredita-se que até o final deste ano poderá ser encerrada a primeira etapa da canonização, a verificação das virtudes cristãs. A canonização de Gaudí é controversa: há suspeitas de que ele tivesse alguma relação com a maçonaria, o que está sendo investigado.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina