segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Conheça a Igreja XIX: A Ordem Dominicana

A Ordo Fratrum Praedicatorum (O.P.) ou Ordem dos Frades Pregadores ou Ordem Dominicana, como é mais conhecida, foi fundada em 1216, na França, pelo espanhol São Domingos de Gusmão (daí o nome "dominicanos").

Em 1207, cumprindo missão que lhe havia sido conferida pelo Papa Inocêncio III, São Domingos parte para o sul da França para pregar o Evangelho. Na época, a heresia dos cátaros - influenciados por idéias gnósticas eles acreditavam na existência de dois deuses, um bom e um mal, desprezavam a matéria, eram contra o casamento e a procriação e incentivavam o suicídio - espalhava-se pela região. Trabalhou como pregador itinerante, falando aos pobres e aos ricos como nos antigos tempos dos apóstolos. Aos poucos formou-se uma comunidade ao redor de São Domingos, que fundou a nova Ordem dos Pregadores dotando-a de uma regra inspirada na Ordem Agostiniana. A ordem cresceu e novos centros foram fundados. Com centros em Paris e Bolonha, a ordem exerceu papel fundamental no desenvolvimento das universidades medievais. Durante muito tempo também ficaram a cargo dos dominicanos (e, secundariamente, dos franciscanos) os trabalhos do Tribunal do Santo Ofício, a Inquisição - que, ao contrário do que se costuma dizer, tinha apenas a tarefa de julgar as heresias, cabendo a execução das penas à autoridade civil.

Inúmeros santos são oriundos da Ordem Dominicana. Além do próprio São Domingos, podemos citar, entre outros: Santo Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Santa Rosa de Lima, São Vicente Ferrer e Santa Catarina de Sena. Além disso, a ordem já deu à Igreja cinco papas: o beato Inocêncio V (1276), beato Bento XI (1303-1304), São Pio V (1556-1562), Bento XIII (1724-1730) e o papa Pio XII (1939-1958).

A vocação fundamental dos dominicanos é a pregação dos Evangelhos. À semelhança dos franciscanos, surgiu como uma ordem mendicante, voltada mais para a atuação na sociedade. Por isso, seus conventos geralmente localizam-se nas cidades.

A exemplo dos franciscanos, a Ordem dos Pregadores tem três ramos: os frades e freiras (Ordem Primeira), as irmãs (Ordem Segunda) e os leigos (Ordem Terceira). A ordem terceira é organizada em Fraternidades Leigas de São Domingos. Os frades e freiras costumam usar hábito branco com capa preta.


Para saber mais, veja:
Ordem dos Pregadores no Brasil
Site Oficial da Ordem Dominicana (em inglês, espanhol e francês)

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina