sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mártires japoneses serão tema de filme de Martin Scorcese

Scorcese é um grande diretor. Católico "à sua maneira", pelo que parece... Mas acredito que podemos esperar um grande filme, embora eu já possa imaginar os críticos falando mal do tema.

Da Rádio Vaticana:

Cidade do Vaticano, 23 fev (RV) - Os cristãos martirizados no século XVII, no Japão, serão tema do novo filme do cineasta norte-americano Martin Scorsese. O roteiro se baseia na obra ‘Chinmoku’ (Silêncio), do escritor católico japonês Shusaku Endo, que descreve a perseguição sofrida pelos primeiros cristãos japoneses, principalmente na região de Nagasaki.

O romance, escrito em 1966, narra a história de um missionário jesuíta português no Japão, no início do século XVII. Jovem e idealista, o sacerdote se estabelece Nagasaki, única região do Japão aberta, na época, aos estrangeiros. A obra descreve a severa perseguição aos cristãos, na maioria pobres camponeses que ao se converterem, entravam na clandestinidade.

O título, ‘Silêncio’, evoca o silêncio de Deus diante da cruz de Cristo, narrando a apostasia forçada dos missionários em meio a terríveis torturas. Os romances de Shusaku Endo são um reflexo de sua pesquisa sobre o cristianismo na cultura oriental e sua visão particular da fragilidade humana, do pecado e da graça.

O anúncio do filme se dá poucos meses após a canonização, em 24 de novembro passado, de 188 mártires cristãos daquela época.

Nossa religião foi proibida durante séculos no Japão. 30 mil japoneses foram perseguidos por serem cristão em meio à maioria budista e xintoísta. A evangelização católica foi iniciada com o jesuíta espanhol Francisco Xavier, em 1549. Hoje, os cristãos representam 1% da população. Destes, 450 mil são católicos.

O filme de Scorsese será rodado proximamente na Nova Zelândia, estará nas telas em 2010, e para o personagem protagonista, estão cotados os atores Daniel Day-Lewis, Gael García Bernal e Benicio Del Toro. (CM)

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina