sábado, 14 de fevereiro de 2009

Conheça a Igreja XVIII: O Cursilho de Cristandade


O Movimento Cursilho de Cristandade (MCC) é um movimento eclesial leigo. Nasceu na Espanha nas décadas de 30 e 40, pela iniciativa da Juventude da Ação Católica Espanhola. O nome "Cursilho" se deve ao fato de que foi organizada uma peregrinação de 80 mil jovens a Santiago de Compostella, jovens esses que passaram por pequenos cursos preparatórios, ou cursilhos. Depois dessa peregrinação, os cursilhos prosseguiram, tendo agora como objetivo a evangelização permanente.

O MCC chegou ao Brasil em 1962, trazido por missionários espanhóis. A primeira cidade brasileira onde se desenvolveu é Valinhos, em São Paulo.

O carisma do MCC consiste no anúncio da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas, sendo, no seio da sociedade, tanto pessoal como comunitariamente, fermento que transforma, sal que dá sabor e luz que ilumina, segundo os preceitos do Evangelho.

Para alcançar sua finalidade o MCC tem um método próprio, que se concretiza em três tempos ou etapas:

a) O Pré-Cursilho no qual se faz a busca das áreas ou dos ambientes a serem evangelizados, a escolha e a preparação dos líderes desses ambientes.

b) O Cursilho (curso vivencial que dura normalmente três dias), durante o qual se faz a proclamação do fundamento cristão ou Plano de Deus àqueles líderes. As pessoas geralmente se inscrevem ou são convidadas para participar. Há cursilhos masculinos e femininos.

c) O Pós-Cursilho, no qual se dá a inserção daqueles líderes na Pastoral Ambiental.

Depois de participar do Cursilho, os cursilhistas, como são chamados, continuam se reunindo frequentemente em pequenos núcleos para estudar os evangelhos e documentos da Igreja. Tabém acontecem as chamadas ultreyas, que são grandes assembléias mensais. A palavra ultreya quer dizer, em espanhol, "seguir adiante"- o nome remete à origem do movimento, aos cursilhos feitos por peregrinos.

Para saber mais, clique:

Página Oficial do MCC no Brasil
Página Oficial do MCC na Espanha (em espanhol)
MCC em São José do Rio Preto (SP)

Um comentário:

Anônimo disse...

O MCC E SUA MISSÃO.

Gostaria de convidar a todos a conhecerem a missão do cursilho: EVANGELIZAR AMBIENTES.

Escrevi vários textos sobre o tema e gostaria de entrega-los. Entre em contato. É muito importante que o objetivo do MCC SEJA O NOSSO OBJETIVO.

Se você é cursilhista e gostaria de aprofundar no tema entre em contato: osv.nca@gmail.com

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina