segunda-feira, 2 de março de 2009

Jejum

A quaresma começou e com ela somos compelidos a iniciar mudanças mentais e espirituais; somos chamados à conversão sincera.

Existem várias formas de tentarmos, uma delas é o jejum. Não importa se você é jovem, criança, adulto, velho e doente, gestante, ou possua qualquer situação que supostamente faça com que o jejum seja contra indicado. Jejuar não se trata de passar fome, mas sim de educar o corpo e o espírito. É uma forma de evitar o pecado da gula e de educar nossa alimentação. Pense em quantas vezes comemos simplesmente por pura gula e nem refletimos sobre nossa conduta.

O jejum está previsto no 4º mandamento da Igreja.

Existem vários tipos de jejum, escolha aquele que melhor se adéque as suas possibilidades e comece. Não podemos afirmar qual tipo de jejum é melhor ou qual tipo de jejum é o ideal para cada pessoa. Cada um sabe de suas peculiaridades e necessidades.

Não é porque você esta jejuando que todos precisam saber disso. O jejum não precisa ser comentado. Aprenda a rezar enquanto jejua. Rezar o terço é uma forma de se evitar pensar em besteiras. Se sua mente esta desocupada e começa a divagar sobre coisas inúteis, reze, reze muito, não peque por descuido.

O jejum da Igreja


O básico desse tipo de jejum é que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição - almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades.

Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome.

É preciso salientar que remédios e água não quebram o jejum. Por isso os doentes também podem praticar.

Jejum parcial

É aquele onde se escolhe um ou alguns alimentos que não serão ingeridos por determinado período. Não vale escolher aquilo que não te faz falta, caso contrário não se trata de sacrifício, mas de mera adequação. Se você escolhe não tomar refrigerante, saiba que isto já é uma forma de jejum. Cada um sabe o quanto pode oferecer. Jejuar nos permite fortalecer nossa relação com Deus.

Os pais desde cedo devem aprender que as crianças também podem jejuar por meio do jejum parcial. Elas precisam entender que educar o corpo e o espírito são meios necessários para uma vivência Cristã. Uma criança educada na fé, tem muito mais chances de ser um adulto fiel a Igreja.

Jejum a pão e água

Na minha opinião esse jejum é um dos mais difíceis perdendo apenas para o jejum completo, porque nosso corpo não é acostumado a ingestão de apenas dois alimentos. De tal modo comer pão na hora da fome e beber água quando se tem sede, isso e apenas isso, aparenta ser um sacrifício muito maior do que estamos dispostos a fazer.

Vale lembrar que suco não é água, então nada de burlar o jejum e comer pão com suco. Nada de pão recheado com um monte de coisas. O objetivo é o jejum e não a satisfação da gula.

Como regra geral não se deve comer pão e beber água, pois as dores de cabeça e no estômago seriam imediatas. É preciso ingerir um de cada vez e em intervalos alternados.
Tudo sempre com muita moderação. Nada de se empanturrar de pão.


Jejum a base de líquidos

Durante todo o tempo toma-se apenas líquidos. Incluindo sucos, água e chá. Os caldos são permitidos nos horários das refeições principais como almoço e jantar. Mas nada de ir tomando caldos super concentrados com muitas carnes e legumes. São caldos simples e fracos que devem ser tomados. Vitamina não é permitido. Sopas, canjas e similares também devem ser evitados.
O mais engraçado neste tipo de jejum é que se a pessoa está de regime ela consegue se alimentar a base de líquidos. Se o objetivo é o jejum ela considera absurdo e desumano e ainda fala “como eu não posso comer se tem tanta gente passando fome”.

O Jejum completo

O jejum completo é o mais difícil, pois não se come nada, absolutamente nada e apenas se bebe água. Se você não tem o costume de jejuar é melhor que comece por outros tipos antes de fazer o jejum completo.

Se você não toma café da manhã. Na verdade seu jejum começou quando você foi dormir.
Não jejue para perder peso. Se você está de dieta, assuma. Não use o jejum como justificativa.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina