domingo, 29 de março de 2009

Casas do Senhor XX: A Catedral de São Pedro e da Virgem Maria em Colônia, Alemanha

Ao fundo, a Catedral de Colônia (foto de Hans von Reenen)

Sede da arquidiocese de Colônia (cidade alemã onde ocorreu a Jornada Mundial da Juventude em 2005), a catedral de São Pedro e da Virgem Maria é um dos mais conhecidos monumentos da Alemanha.

Também conhecida como Kölner Dom, a gigantesca igreja, cuja construção atravessou séculos desde a Idade Média, chegou a ser, entre os anos de 1880 e 1884, a mais alta estrutura construída pelo homem em todo o mundo. Ainda hoje é o templo católico mais alto do planeta - sua torre mais alta mede 157,38 metros.

Além disso, a Catedral de Colônia é famosa por guardar as chamadas relíquias dos Reis Magos.

A construção da catedral (a atual é a terceira existente no mesmo local, que abriga catedrais desde o século IV d.C.) começou em 1248 e só foi concluída, após muitas interrupções, em 1880. Durante a Segunda Guerra Mundial, a igreja foi atingida quatorze vezes por bombardeios aéreos, mas resistiu. A reconstrução das partes danificadas foi concluída em 1956.

O edifício todo tem 144,58 metros de comprimento e 86,25 m de largura máxima. COntando pessoas sentadas e pessoas de pé, caula-se que quatro mil fiéis possam acompanhar as celebrações dentro da catedral.

O Sarcófago dos Três Reis Magos, um dos tesouros da catedral, foi enviado em 1164 de Milão para Colônia pelo imperador do sacro Império Romano Germânico, Frederico Barba-Roxa. O relicário contém três crânios coroados e vestes antigas que, acredita-se, teriam pertencido a Baltazar, Melchior e Gaspar, os três magos que visitaram o Menino Jesus em Belém.

Para mais informações:
Site oficial (em inglês e alemão)
Sacred Destinations

Para mais fotos:
German Architecture
Flickr

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina