domingo, 15 de março de 2009

Pecados

Quaresma é tempo de reflexão e fortalecimento. É hora de ir para o deserto e repensar tudo aquilo que tem nos distanciado de Deus.

Definição de pecado

Pecado é tudo aquilo que nos afasta de Deus. Se pode nos afastar de Deus, então podemos afirmar com certeza absoluta que não possui em si nada de bom.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica: "O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a consciência reta; é uma falta ao amor verdadeiro para com Deus e para com o próximo, por causa de um apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e ofende a solidariedade humana. Foi definido como "uma palavra, um ato ou um desejo contrários à lei eterna".

Pecar é ser desobediente aos ensinamentos de Deus. É praticar o mal diante dos olhos D'Ele e de nossos semelhantes.

Os Pecados Capitais são assim chamados porque são geradores de outros pecados. Existe uma regra que nesse caso não sofre exceções: a de que o acessório segue o principal. Um pecado grande gera vários outros pequenos pecados, que não são simplesmente absolvidos por um maior. Fazem parte de um conjunto que nos torna piores, gerando um distanciamento.

Seguindo S. João Cassiano e S. Gregório Magno, tais pecados são:

1. Orgulho; Vaidade
2. Inveja;
3. Ira;
4. Melancolia;
5. Avareza;
6. Gula;
7. Luxúria;

Posteriormente São Tomás de Aquino, substituiu a melancolia pela preguiça.

São Tomás nos ensina que os Pecados Capitais receberam esta nomenclatura por serem derivados do latim caput: cabeça, líder, chefe (em italiano ainda hoje há a derivação: capo, capo-Máfia). Seriam os sete pecados como os sete poderosos chefões que comandam outros vícios subordinados.

Esses vícios nos tornam dependentes e dissimulados, simplesmente assumem a liderança de nossas mentes e nos impedem uma autêntica liberdade e o pior nos condicionam para agir mal, alteram nossa personalidade.

Os pecados são distinguidos segundo a gravidade. Dividem-se em mortais e veniais. Os pecados capitais são classificados de maneira geral como pecados veniais, mas isso não é absoluto, visto que em decorrência de um pecado venial pode-se cometer um pecado mortal.

Durante a Quaresma, vamos abordar de maneira singela alguns pontos principais dos pecados que podem nos afastar de uma intima comunhão com Deus.

Temos por objetivo demonstrar que pecar pode parecer fácil, mas que as consequências são dolorosas. Juntos nos prepararemos para um perdão sincero, rumo à santidade tão almejada.

Fazemos parte de uma geração que tem consciência, formação e informação. É hora de lutar, de ser forte, de ir contra a corrente e ser capaz de dizer não, de não querer de não pensar e de não fazer.

É tempo de esquecer nossas falhas e pedir perdão. É tempo de arrependimento, de mudança de vida, de coração novo e mente renovada.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina