segunda-feira, 16 de março de 2009

Casas do Senhor XIX: Abadia de Mont Saint-Michel na França


Uma maravilha arquitetônica do Ocidente, a abadia de Mont Saint-Michel fica na região da Normandia, na França, numa baía próxima às cidades de Rennes e Caen, onde costumam ocorrer as maiores marés do mundo. Mont Saint-Michel é uma península. Embora o acesso a ela nunca seja coberto pela água, as áreas ao redor - repletas de areia movediça - costumam ficar inundadas durante as marés.

No ano de 709 d.C. o bispo de Avranches, Aubert, mandou erguer uma pequena igreja no local a pedido de São Miguel. No ano de 966 uma comunidade beneditina instalou-se no local. No século seguinte uma nova igreja, em estilo românico, foi construída e o monastério começou a ser erguido. Nos séculos seguintes, a construção foi se tornando maior e adotando novos estilos.

No século XVIII, a loucura revolucionária desalojou os monges e transformou a esplêndida abadia numa prisão. Somente no final do século XIX a abadia foi restaurada. Em 1966 uma comunidade beneditina voltou a se instalar na abadia e desde 2001 la está também uma comunidade das Fraternidades Monásticas de Jerusalém, fundada em Paris em 1975.

Mont Saint-Michel é um dos mais antigos locais de culto a São Miguel Arcanjo em todo o mundo. Juntamente com Roma e Santiago de Compostella, foi um dos maiores centros de peregrinação da Europa Medieval. Atualmente recebe em torno de um milhão de visitantes por ano.

Ao redor da abadia, surgiu um vilarejo, onde há uma paróquia dedicada a São Pedro. Há também um museu histórico e um museu marítimo.

Para mais informações:
Site Oficial (francês e inglês)
Casa Tiphaine (muita informação em português!)
Fraternidades Monásticas de Jerusalém (inglês, etc)
Fraternidade de Jerusalém em Mont Saint-Michel (francês e italiano)
Museu Archéoscope (francês e inglês)

Para mais fotos:
Site governamental de Mont Saint-Michel
Mont Saint-Michel
Flickr

Um comentário:

Anne Caroline disse...

Quando fui a pregrinação da Alemanha, fui visitar o Mont Saint Michael. É verdadeiramente um dos lugares mais lindos do mundo!

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina