domingo, 8 de março de 2009

Conheça a Igreja XX: A Pastoral da Liturgia

A Pastoral da Liturgia é aquela encarregada, em cada paróquia, de organizar as celebrações litúrgicas da comunidade, zelando pela correção, procurando incentivar cada vez a participação dos fiéis.

Costuma ficar a cargo da Pastoral Litúrgica a formação de pessoas preparadas para auxiliar durante as celebrações eucarísticas, a organização de equipes de liturgia e a organizando de uma equipe de músicos responsáveis pelos cânticos de cada missa.

A equipe de Liturgia deve zelar pela formação de coroinhas, sacristãos, acólitos, pela escolha adequada dos cantos, pela correta decoração (uso daas cores) da igreja, pelo esclarecimento a respeito do gestos e atitudes corretos que os fiéis devem adotar.

A pastoral da Liturgia é fundamental em quaquer paróquia, pois " a liturgia ocupa, na ação evangelizadora da Igreja, um lugar central. Conforme o Concílio Vaticano II, ela é “o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde emana toda a sua força”.Nela, o discípulo realiza o mais íntimo encontro com o seu Senhor e, dela, recebe a motivação e a força máximas para a sua missão na Igreja e no mundo. "

Para saber mais:
Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia (CNBB)

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina