segunda-feira, 23 de março de 2009

Conheça a Igreja XXI: O Movimento dos Focolares


A fundadora Chiara Lubich ao lado do Papa João Paulo II

O Movimento dos Focolares (Movimento dei Focolari), cujo nome oficial é Obra de Maria, foi fundado em 1943 na cidade italiana de Trento, por Chiara Lubich (22/01/1920-14/03/2008). O nome significa "lareira" em italiano. Sua criação foi uma resposta aos horrores da Segunda Guerra Mundial: à violência, as primeiras focolarinas queriam responder com amor.

Aos poucos o primeiro grupo inicial foi se transformando num movimento. Em 1947, obteve a aprovação do então bispo de Trento, Monsenhor Carlo de Ferrari. Em 1962 e 1990, recebeu as aprovações pontifícias.

O conceito de "amor evangélico" está no centro da espiritualidade do Movimento dos Focolare: "
Deus-Amor é a primeira centelha inspiradora" é uma de suas divisas. Também fundamental é o conceito de "espiritualidade da unidade", que se refere à expressão do amor fraterno: "A medida do amor mútuo, que gera a unidade, encontra-se neste ápice de amor. Uma unidade que torna visível a presença do Ressuscitado no lugar onde cada pessoa vive."

O objetivo dos Focolares é "Contribuir para a fraternidade universal e compor em unidade a família humana, segundo a oração de Jesus: 'que todos sejam um' (Jo. 17,21)". Para isso, busca o diálogo dentro da Igreja, mas também com cristãos de outras denominações, com não-cristãos e mesmo com pessoas sem religião. O movimento trabalha bastante com ecumenismo e com diálogo interreligioso.

O movimento está presente hoje em 182 países, tendo 141 mil membros, homens e mulheres, e dois milhões de aderentes e simpatizantes - dos quais, cem mil não-cristãos e ateus. Dentro do movimento, há 18 ramificações. Entre elas, podemos citar:

Humanidade Nova - composta sobretudo por leigos que atuam como "voluntários de Deus".

Famílias Novas - compostas peos membros casados.

Jovens por um Mundo Unido - ramificação em que se engajam os jovens no movimento. esenvolve atividades de solidariedade. Seus integrantes são conhecidos como "Gen 2".

Movimento Juvenil pela Unidade - ramificação para os adolescentes, os "Gen 3". Muitos provêem da "Gen 4", a geração das crianças.

Há ainda o Movimento Sacerdotal, o Movimento Paroquial, o Movimento dos Religiosos e outros.

Os Focolare também mantêm no mundo todo 35 Mariápolis Permanentes: comunidades semelhantes a cidades em que se busca promover uma vida baseada nos valores cristãos. No Brasil, são 3 - Mariápolis Glória, em Benevides (PA); Mariápolis Santa Maria, em Igarassu (PE); e Mariápolis Ginetta, em Vargem Grande Paulista (SP). Além dessas, há os Centros Mariápolis, 63 no mundo inteiro, que são escolas de formação social e espiritual para os membros. No BNrasil, são 5 - um emcada Mariápolis Permanente e um em São Leopoldo (RS0 e outro em Manaus. Os Congressos anuais do movimento também são denominados Mariápolis.

O movimento também desenvolve atividades como a Economia de Comunhão, projeto econômico iniciado em 1991 no Brasil e que inspira a administração de mais de 750 empresas no planeta. O princípio da Economia de Comunhão é a distribuição dos lucros com três finalidades:
"1) consolidação da empresa com justos salários e respeito às leis vigentes; 2) ajuda aos necessitados e criação de postos de trabalho; 3) sustento a estruturas aptas para formar homens capazes de viver a cultura da solidariedade, a cultura da partilha."

Duas conhecidas bandas católicas são vinculadas aos Focolare: O Gen Rosso (masculina) e o Gen Verde (feminina).
Para saber mais:
Site oficial internacional (em português e outros idiomas)
Site oficial brasileiro
Site oficial português
Perguntas e Respostas sobre os Focolares no site Cleofas
Site oficial da Economia de Comunhão
Página Oficial "Jovens por um Mundo Unido"
Página Oficial "Movimento Juvenil pela Unidade"
Blog de George Rafael sobre o Movimento

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina