domingo, 15 de março de 2009

Virtudes


Durante a Quaresma falaremos sobre as Virtudes que possuímos, e sobre aquelas que podem ser desenvolvidas com o nosso esforço.

Definir o que é virtude é um tanto complicado. Há algum tempo estava lendo um livro, não me recordo qual, mas me lembro da frase: "Virtude é uma inclinação para o bem". Soa forte, e é forte mesmo.

O homem virtuoso encontra graça aos olhos de Deus. Um homem virtuoso não fica impedido de pecar - ele também peca -, mas se arrepende, confessa e tenta agir de maneira diversa.

"Ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, tudo o que há de louvável, honroso, virtuoso ou de qualquer modo mereça louvor" (Fl 4,8).

No Catecismo temos que a virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem. Permite à pessoa não só praticar atos bons, mas dar o melhor de si. Com todas as suas forças sensíveis e espirituais, a pessoa virtuosa tende ao bem, procura-o e escolhe-o na prática.

"O objetivo da vida virtuosa é tornar-se semelhante a Deus".

As virtudes humanas nos permitem levar uma vida moralmente válida, boa e ética. O virtuoso é aquele que é capaz de praticar o bem por contra própria, que ajuda o próximo, que crê, que é justo, entre tantas outras coisas; entra em comunhão com o amor divino.

Toda criança merece ser educada de forma virtuosa. A educação garante liberdade e discernimento. Os pais são os responsáveis pela educação dos filhos, assim como os irmãos, amigos, professora e familiares. Todos podemos nos ajudar mutuamente.

"Aquele que ama o filho usará com freqüência o chicote; aquele que educa seu filho terá motivo de satisfação" (Eclo 30,1-2). "E vós, pais, não deis a vossos filhos motivo de revolta contra vós, mas criai-os na disciplina e correção do Senhor" (Ef 6,4).

Uma família pode ser virtuosa, os valores existentes entre os cônjuges serão passados para os filhos. Um casal de fé é capaz de auxiliar para construção de um mundo melhor.

Ser virtuoso exige disciplina, vontade, coragem. Não é preciso se afastar do mundo e viver isolado para ser virtuoso.O Espírito Santo age no meio de nós pelas virtudes.

Obstáculos no exercício das virtudes

Ser virtuoso não significa que você não vai enfrentar obstáculos, claro que vai. Mas significa que você conseguirá se sair bem deles. Os pecados veniais são nossos maiores inimigos, porque fazem com que tenhamos vícios, que nos afastem da graça de Deus.

Mas aqui estamos, prontos para agir em conformidade com aquilo que Deus espera de nós rumo ao perdão e a Santidade. Que a Fé e Caridade, fontes de todas as Virtudes, permaneçam do nosso lado e em nossos corações.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina