quinta-feira, 21 de maio de 2009

Vaticano amplia uso de novas tecnologias

Noticiado primeiro pelo Rodrigo no Per Fas et per Nefas.

Depois de mandar mensagens SMS para celulares dos jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude em Sidney, de criar um canal no Youtube, e de disponibilizar um aplicativo para o Iphone, o Vaticano resolveu intensificar o uso das novas tecnologias de comunicação. Já está no ar a página Pope2You, que será lançada oficialmente no dia 24 de maio, em comemoração ao à 43ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais.

A página direciona para um novo aplicativo criado para o Facebook, para um novo aplicativo criado para distribuir vídeos e notícias via Iphone e para o canal no Youtube. A iniciativa é coordenada pelo padre Pablo Padrini e tem o apoio do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, da Radio Vaticano, da H2Onews, entre outras instituições.

O Vaticano percebeu que a Internet, a TV e os celulares podem ser poderosos instrumentos de evangelização e parece estar ansioso por ocupar os espaços disponíveis. O padre Pablo Padrini, que está liderando essa ofensiva tecnológica, merece nossos aplausos.

A internet pode ser uma estrada para a perdição, mas pode, e deve, ser uma nova rota de evangelização. Receber mensagens do Papa no celular, acompanhar todo o noticiário em tempo real e em qualquer lugar, ter imagens de Bento XVI nos perfis das redes sociais: essas são apenas algumas formas de aproveitar os meios disponíveis para apascentar o rebanho de Deus.

Espero que um próximo passo seja reformular completamente o site do Vaticano, que precisa se tornar mais navegável e mais bonito. E quem sabe daqui há pouco não teremos um perfil do Papa no Orkut e no Twitter? Já pensou? "Bento XVI agora está seguindo você no Twitter" e "Bento XVI quer ser seu amigo"!

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina