quinta-feira, 7 de maio de 2009

Conheça a Igreja XXIV: O Neocatecumenato

Ícone da Virgem e o Menino, pintado por Kiko Argüello, é o símbolo do Neocatecumenato

O Caminho Neocatecumenal ou simplesmente Neocatecumenato, é um movimento fundado na Espanha pelos leigos Kiko Argüello e Carmen Hernández em 1964. O caminho se define como "um itinerário de formação católica válida para a sociedade e para os tempos hodiernos" (João Paulo II, Carta “Ogniqualvolta”).

Seu nome remete ao catecumenato, período de aprendizado e de aprofundamento da fé por que passavam antes de serem batizados, nos primeiros tempos do Cristianismo, os pagãos que se convertiam a Cristo. Sendo assim, o Caminho Neocatecumenal seria um "itinerário de formação cristão pós-batismal" à disposição dos bispos e destinados especialmente àqueles que se afastaram da Igreja, àqueles que não receberam formação cristã adequada ou suficiente, aos que proveem de outras religiões e também a todos os que desejam se aprofundar na fé.

O Caminho se organiza nas paróquias em pequenas comunidades inspiradas na Sagrada Família. Aqueles que decidem trilhar seu itinerário passam pelas seguintes etapas (em cada uma, além de aprender sobre a fé, são instados a viver o que aprenderam):

Catequeses iniciais (ou kerigmáticas): conjunto de 15 encontros realizados ao longo de dois meses e finalizados com uma convivência que dura três dias.

Pré-Catecumenato - esta etapa engloba as catequeses iniciais, mas vai além. Tem duração de aproximadamente dois anos. Nesse período, os neocatecúmenos se aprofundam nos estudos bíblicos. Esta etapa é pontuada pelos chamados "Primeiro" e "Segundo Escrutínio", que são celebrações especiais.

Catecumenato Pós-Batismal - nesta fase, que também dura aproximadamente dois anos, os catecúmenos se aprofundam nas orações litúrgicas e desempenham atividades missionárias (na própria paróquia em que vivem).

Eleição - é a conclusão do Caminho Neocatecumenal. Na cerimônia de eleição, os catecúmenos renovam as promessas batismais e, em seguida, devem visitar a Terra Santa como sinal de suas bodas com Cristo.

O Neocatecumenato também faz a preparação de não cristãos para o batismo, promovendo algumas adaptações em seu itinerário para esses casos.

O Caminho também se dedica à formação de sacerdotes, o que faz por meio dos seminários Redemptoris Mater. Além disso, há os Centros Neocatecumenais Diocesanos, que têm como objetivo favorecer "o encontro entre o Bispo, ou um delegado dele, os párocos e os presbíteros, os catequistas e os responsáveis das comunidades" nas dioceses. No Brasil, são cinco centros: em Brasília, São Paulo, Franca (SP), Jundiaí (SP) e Umuarama (PR).

Em 2006 o Neocatecumenato recebeu algumas concessões litúrgicas especiais da Santa Sé. Por exemplo, as comunidades neocatecumenais são autorizadas a celebrar a missa dominical na noite de sábado até três vezes ao mês, conforme acordo feito com o bispo em cada diocese em que o Caminho atuar. Também foi permitido ao Caminho que, durante a celebração da palavra, seja permitido aos fiéis, antes da homilia, fazer uma breve intervenção, desde que esse não se caracterize como homilia (que é reservada ao sacerdote ou ao diácono).

Mais informações:
Site oficial no Brasil
Site oficial internacional

Redemptoris Mater

Papa Bento XVI com Kiko Argüello, Carmen Hernández e padre Pezzi

4 comentários:

Anne Caroline disse...

Parabéns pela matéria. Só faltou dizer que ano passado o Papa Bento XVI aprovou definitivamente os Estatutos do Caminho Neocatecumenal.
Araços a todos

Anônimo disse...

Parabéns! o que me chama a atenção é dizer que o caminho é um movimento, ao contrário, o caminho neocatecumenal é um itenerário de fé.

claudio adriano disse...

a paz esteja com vosco é que a santa mae maria santisima continue a te iluminar. parabéns p/materia isso tudo e pura verdade é quantos casamentos quantas vidas tem sido savos pelo caminho

Anônimo disse...

procuro saber qual o papel da esposa no caminho neocatecumenal.Ela pode trabalhar fora e assim ajudar as finanças da família ou seria somente obrigação do marido prover?

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina