segunda-feira, 8 de março de 2010

São João de Deus, Confessor



O Santo João Cidade Duarte nasceu no dia 08 de março de 1495 em Montemor-o-novo, perto de Évora, Portugal.

Por seis anos Francisco o educou como um filho, ao lado de sua pequenina filha. Dos catorze anos até os vinte e oito João trabalhou e viveu como um pastor. E quando Francisco decidiu casa-lo com sua filha, de novo ele fugiu, começando sua vida errante.

Na cidade de Granada no ano de 1538, depois de ter ouvido um sermão proferido por João d'Ávila, que posteriormente foi canonizado pela Igreja Católica, se sentiu tão tocado, que não conseguiu se conter, saiu da Igreja Gritando: "misericórdia, Senhor, misericórdia".

Tomado de muito amor por Deus: Distribuiu todos os seus bens aos pobres e passou a fazer penitência. Por agir desta forma foi considerado louco, e mandado para um hospital psiquiátrico. Por ter convivido com o tratamento desumano, ao sair do hospital decidiu abrir uma casa-hospitalar, para tratar os loucos. Assim, surgiu a Ordem religiosa dos Irmãos Hospitaleiros.

Seu lema era: "fazei o bem, irmãos, para o bem de vós mesmos". Ele morreu no mesmo dia em que nasceu, aos cinquenta e cinco anos, no dia 8 de março de 1550. Foi canonizado pelo Papa Leão XIII que o proclamou padroeiro dos hospitais, dos doentes e de todos aqueles que trabalham pela cura dos enfermos.

Hoje a Ordem Hospitaleira São João de Deus, é um instituto religioso, internacional, com sede em Roma, composto de homens que por amor a Deus se consagram à hospitalidade misericordiosa para com os doentes e necessitados em quarenta e cinco países dos cinco continentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro(a) Sr(a).:



Ficámos muito agradados pelo sentimento que nutre por São João de Deus. Esse é também o nosso propósito e dedicação.



Gostariamos de lhe poder fazer chegar a nossa newsletter, com as actividades e projectos da Fundação São João de Deus, a qual lhe daria a conhecer mais aprofundadamente as aspirações da nossa Instituição.



A Fundação São João de Deus é uma Instituição Sem Fins Lucrativos que visa desenvolver actividades junto dos mais pobres e desprotegidos, contando, para isso, com o apoio de todos os seus benfeitores.





Caso esteja interessado em receber a nossa newsletter, por favor contacte-nos, dizendo-o, através do e-mail pedro.lamy@fundacao-sjd.pt



Com os melhores cumprimentos,



Pedro Ribeiro

(voluntário FSJD)

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina