sábado, 6 de junho de 2009

Corpus Christi X Dia dos Namorados

Porto Alegre é cenário de uma polêmica envolvendo comerciários, comerciantes e a Igreja Católica. Neste ano, o dia dos namorados (12 de junho) cai um dia depois do feriado de Corpus Christi (11 de junho) e os comerciantes não querem fechar as lojas na quinta-feira, alegando que vão perder muito dinheiro. A arquidiocese se opõe à abertura do comércio e os sindicatos dos comerciários aceitam negociar desde que haja compensações aos funcionários das lojas que trabalharem. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, lembra que nos anos 70 o feriado de 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição) já havia sido extinto pela prefeitura para não atrapalhar as vendas de Natal. Leia matéria no jornal Zero Hora

Pois é: para que os namorados atrasados possam comprar presentes de última hora, os lojistas da capital gaúcha querem obrigar seus funcionários a trabalhar num dia que é feriado nacional (por enquanto...) - e dia de guarda. Como os comerciários católicos poderão cumprir o preceito de participar das celebrações de Corpus Christi - aliás uma das mais importantes e belas festas da Igreja?

É de se lamentar ver que a ganância se sobrepõe à espiritualidade de forma tão desavergonhada. Mas não é de se surpreender. Uma polêmica como essa só existe em decorrência dos tempos tenebrosos em que vivemos, nos quais a religiosidade - em especial a religiosidade católica - deve ser relegada a um plano inferior. Tempos em que a espiritualidade deve ser vivida o mais privadamente possível, o mais rapida e brevemente possível, de modo que não atrapalhe os demais aspectos da vida. Trabalhar ou ir à missa? Em tempos melhores, que nem vão tão longe, um dilema desses sequer se colocaria. Que Deus nos ajude.

Em pouco mais de um mês, dois ataques sacrílegos no Brasil

Provavelmente é só coincidência, mas nao deixa de chamar a atenção: em pouco mais de um mês, ocorreram no Brasil dois episódios de ataques a imagens sacras. O primeiro foi na cidade de Umari, no Ceará, em que uma mulher invadiu a igreja matriz local no dia 24 de abril e destruiu 18 imagens, das quais 3 eram do século XVIII. O segundo aconteceu em São Miguel do Guamá, Pará, no dia 30 de maio, quando duas mulheres invadiram a igreja e destruíram quatro imagens sacras.

Nos dois casos, as mulheres envolvidas nos crimes eram evangélicas. Percebe-se claramente o fanatismo - e a estupidez, já que o que elas fizeram é crime. Por certo elas agiram na vã ilusão de estar destruindo malignos ídolos adorados pelos ímpios idólatras católicos. A confusão entre a veneração e a idolatria é um dos mais velhos - se não o mais velho - erro dos evangélicos, mas daí a partir para a agressão já é outra coisa. (A acusação de idolatria que nos lançam mitos deles já foi tão amplamente rebatida que nem vale a pena entrar no assunto - quem quiser saber mais, pode procurar informações no site do Professor Felipe Aquino ou no Veritatis Splendor.)  

Espero que episódios assim não ocorram mais, mas é preciso estar atento.

domingo, 31 de maio de 2009

Pentecostes

Fonte: wiki.cancaonova.com

Hoje é dia de Pentecostes.

Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "qüinquagésimo dia".

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino. Quem é o Espírito Santo?

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai.

Casas do Senhor XXIV: A Catedral de Lima


A Basílica Catedral de São João Apóstolo e Evangelista, mais conhecida como Catedral de Lima, começou a ser construída em 1535, quando o conquistador espanol Francisco Pizarro, que submeteu o Império Inca, decidiu construir a igreja matriz na capital da colônia. O pequeno templo rústico foi concluída em 1538 e três anos depois o Papa Paulo III decidiu elevá-lo a catedral. Em 1541 começou a reforma destinada a ampliar e embelezar o templo. Em 1545 Lima torna-se Arquidiocese de La Ciudad de los Reyes e a catedral tonra-se sede metropolitana. Em 1921 foi reconhecida como basílica menor.

Em quase quinhentos anos de existência, a Catedral de Lima passou por inúmeras reformas e sobreviveu a alguns terremotos. Nela combinam-se vários estilos, destacando-se o clássico, o barroco e o neoclássico. O corpo de Francisco Pizarro está enterrado lá.

Para saber mais:
Página oficial

sábado, 30 de maio de 2009

Caridade




"Onde não há caridade não pode haver justiça." (Santo Agostinho)

"Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar." (Santo Agostinho)

"A soberba gera divisão. A caridade, a comunhão." (Santo Agostinho)



"Nas coisas necessárias, a unidade; nas duvidosas, a liberdade; e em todas, a caridade." (Santo Agostinho)

"A caridade é o amor, é o sol que Nosso Senhor fez raiar claro e fecundo; alegrando nesta vida a existência dolorida dos que sofrem neste mundo!" (Casimiro Cunha)

A caridade é a maior das virtudes. Com ela e por meio dela tudo é possível.
É uma virtude Teologal, por meio dela nosso amor a Deus é aprofundado e fortalicido.

É amar o próximo como a si mesmo.
É sair de si e ir ao encontro de nosso semelhante.

Jesus fez da caridade o novo mandamento.

Amando os seus "até o fim" (Jo 13,1), manifesta o amor do Pai que Ele recebe. Amando-se uns aos outros, os discípulos imitam o amor de Jesus que eles também recebem.

Jesus disse: "Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei em meu amor" (Jo 15,9). E ainda: "Este é o meu preceito: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15,12).

Fruto do Espírito e da plenitude da lei, a caridade guarda os mandamentos de Deus e de seu Cristo: "Permanecei em meu amor. Se observais os meus mandamentos, permanecereis no meu amor" (Jo 15,9-10).


Cristo morreu por nosso amor quando éramos ainda "inimigos" (Rm 5,10). O Senhor exige que amemos, como Ele, mesmo os nossos inimigos, que nos tornemos o próximo do mais afastado, que amemos como Ele as crianças e os pobres.

O apóstolo S. Paulo traçou um quadro incomparável da caridade: "A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (l Cor 13,4-7).

Diz ainda o apóstolo: "Se não tivesse a caridade, nada seria...". E tudo o que é privilégio, serviço e mesmo virtude... "se não tivesse a caridade, isso nada me adiantaria". A caridade superior a todas as virtudes. E a primeira das virtudes teologais "Permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade" (1 Cor 13,13).

O exercício de todas as virtudes é animado e inspirado pela caridade, que é o "vinculo da perfeição" (Cl 3,14); é a forma das virtudes, articulando-as e ordenando-as entre si; é fonte e termo de sua prática cristã. A caridade assegura purifica nossa capacidade humana de amar, elevando-a à feição sobrenatural do amor divino.

A prática da vida moral, animada pela caridade, dá ao cristão a liberdade espiritual dos filhos de Deus. Já não está diante de Deus como escravo em temor servil, nem como mercenário à espera do pagamento, mas como um filho que responde ao amor daquele "que nos amou primeiro" (1 Jo 4,19):

Ou nos afastamos do mal por medo do castigo, estando assim na posição do escravo; ou buscamos o atrativo da recompensa, assemelhando-nos aos mercenários; ou é pelo bem em si mo e por amor de quem manda que nós obedecemos... e estaremos então na posição de filhos.

A caridade tem como frutos a alegria, a paz e a misericórdia exige a beneficência e a correção fraterna; é benevolência; suscita a reciprocidade; é desinteressada e liberal; é amizade e comunhão:

A finalidade de todas as nossas obras é o amor. Este é o fim, é para alcançá-lo que corremos, é para ele que corremos; uma vez chegados, é nele que repousaremos.

Pela caridade, amamos a Deus sobre todas as coisas e a nosso próximo como a nós mesmos por amor a Deus. Ela é o "vínculo da perfeição" (Cl 3,14) e a forma de todas as virtudes.

domingo, 24 de maio de 2009

Conheça a Igreja XXV: A Ordem de Santo Agostinho


A Ordem de Santo Agostinho (Ordo Fratrum S. Augustini), foi fundada em 1244, quando, por determinação do Papa Inocêncio IV, vários conventos da região italiana da Toscana que seguiam a chamada Regra de Santo Agostinho se juntaram numa única ordem. Em 1256, como efeito da Bula “Licet Ecclesiae catholicae”, do Papa Alexandre IV, outras ordens e congregações existentes na época se uniram a ela. Nesse momento, os Agostininanos passaram a ser compostos por 180 casas religiosas por toda a Europa.

Os primeiros conventos a formarem a ordem eram remascentes ou oriundos de comunidades antigas fundadas por Santo Agostinho. O famoso bispo de Hipona (cidade do norte da África) fundou algumas comunidades e seus discípulos mis tarde fundaram outras inspiradas em seus ideais.

Mais tarde, a ordem se subdividu, dando origem a outras congregações, como Os Agostinianos Recoletos (fundados em 1588 e tornados independentes em 1912) e os Agostinianos Descalços (fundados em 1592 e tornados independentes em 1936). Na ordem há os ramos masculino, feminino e uma ordem terceira.

Os Agostinianos chegaram ao Brasil em 1693, quando os Agostinianos Reformados da Observância de Portugal se estabeleceram em Salvador, onde permaneceram até 1824. Em 1899 um novo grupo de Agostinianos chegou ao Brasil vindo das Filipinas e desde então espalhou-se pelo país. Hoje a ordem tem destacada atuação na área educacional, sendo mantenedora de diversos colégios.

Entre os membros mais conhecidos da Ordem de Santo Agostinho estão Santa Rita de Cássia, os papas Adriano IV e Eugênio IV, o cientista Gregor Mendel e... Martinho Lutero.

Para saber mais:
Site Oficial Internacional
Vicariato de Nossa Senhora da Consolação do Brasil
Vicariato do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil
Província Santa Rita de Cássia (Agostinianos Recoletos)

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Vaticano amplia uso de novas tecnologias

Noticiado primeiro pelo Rodrigo no Per Fas et per Nefas.

Depois de mandar mensagens SMS para celulares dos jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude em Sidney, de criar um canal no Youtube, e de disponibilizar um aplicativo para o Iphone, o Vaticano resolveu intensificar o uso das novas tecnologias de comunicação. Já está no ar a página Pope2You, que será lançada oficialmente no dia 24 de maio, em comemoração ao à 43ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais.

A página direciona para um novo aplicativo criado para o Facebook, para um novo aplicativo criado para distribuir vídeos e notícias via Iphone e para o canal no Youtube. A iniciativa é coordenada pelo padre Pablo Padrini e tem o apoio do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais, da Radio Vaticano, da H2Onews, entre outras instituições.

O Vaticano percebeu que a Internet, a TV e os celulares podem ser poderosos instrumentos de evangelização e parece estar ansioso por ocupar os espaços disponíveis. O padre Pablo Padrini, que está liderando essa ofensiva tecnológica, merece nossos aplausos.

A internet pode ser uma estrada para a perdição, mas pode, e deve, ser uma nova rota de evangelização. Receber mensagens do Papa no celular, acompanhar todo o noticiário em tempo real e em qualquer lugar, ter imagens de Bento XVI nos perfis das redes sociais: essas são apenas algumas formas de aproveitar os meios disponíveis para apascentar o rebanho de Deus.

Espero que um próximo passo seja reformular completamente o site do Vaticano, que precisa se tornar mais navegável e mais bonito. E quem sabe daqui há pouco não teremos um perfil do Papa no Orkut e no Twitter? Já pensou? "Bento XVI agora está seguindo você no Twitter" e "Bento XVI quer ser seu amigo"!

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Cristianismo é doença?

Imagem distribuída pela ong ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais) via internet:


Piadinha inocente? Cristianofobia?

Alguém pode dizer: "ah, eles estão só tirando sarro de quem é "fundamentalista religioso". Mas, do ponto de vista desa ong (e de outras), quem considera pecado manter relações homossexuais, é fundamentalista religioso.

Essa é, na verdade, mais uma lamentável manifestação de intolerância com relação às crenças alheias. Aliás, é a chamada intolerância dos tolerantes: pessoas que supostamente defendem o direito à liberdade de expressão e de opinião, mas não aceitam a opinião dos outros. E é só uma amostra do que vem por aí se for aprovado o PLC 122/06.

Quero pensar que essa tenha sido apenas uma brincadeira de mau gosto e que não expresse, no fundo, uma rejeição aos cristãos. A luta política frequentemente descamba para atos toscos como esse. Espero que nossos irmãos da ABGLT repensem essa peça de propaganda e vejam que estão tratando os cristãos exatamente do forma como eles nãoquerem ser tratados.

domingo, 17 de maio de 2009

Casas do Senhor XXIII: Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador

Uma das mais importantes igrejas da Arquidiocese de Salvador, na Bahia, a basílica foi construída no século XVIII, tendo sido concluída em 1772. Sua edificação está ligada à história de Teodózio Rodrigues de Faria, capitão da marinha portuguesa. Sobrevivendo a um naufrágio, ele decide trazer para o Brasil uma imagem e a devoção ao Nosso Senhor do Bonfim - devoção que já existia entre os lusitanos desde pelo menos o século XVII. A imagem chega em 1745 e é inicialmente colocada na igreja de Nossa Senhora da Penha da França e desde 1754 está na atual basílica.

O edifício foi construído em estilo neoclássico e tem a fachada em estilo rococó.

sábado, 16 de maio de 2009

May Feelings - em Português

Por que esses jovens apoiam essa pessoa excepcional?

Versão em português do belo vídeo May Feelings. Vejam e divulguem.

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina