sábado, 6 de junho de 2009

Corpus Christi X Dia dos Namorados

Porto Alegre é cenário de uma polêmica envolvendo comerciários, comerciantes e a Igreja Católica. Neste ano, o dia dos namorados (12 de junho) cai um dia depois do feriado de Corpus Christi (11 de junho) e os comerciantes não querem fechar as lojas na quinta-feira, alegando que vão perder muito dinheiro. A arquidiocese se opõe à abertura do comércio e os sindicatos dos comerciários aceitam negociar desde que haja compensações aos funcionários das lojas que trabalharem. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, lembra que nos anos 70 o feriado de 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição) já havia sido extinto pela prefeitura para não atrapalhar as vendas de Natal. Leia matéria no jornal Zero Hora

Pois é: para que os namorados atrasados possam comprar presentes de última hora, os lojistas da capital gaúcha querem obrigar seus funcionários a trabalhar num dia que é feriado nacional (por enquanto...) - e dia de guarda. Como os comerciários católicos poderão cumprir o preceito de participar das celebrações de Corpus Christi - aliás uma das mais importantes e belas festas da Igreja?

É de se lamentar ver que a ganância se sobrepõe à espiritualidade de forma tão desavergonhada. Mas não é de se surpreender. Uma polêmica como essa só existe em decorrência dos tempos tenebrosos em que vivemos, nos quais a religiosidade - em especial a religiosidade católica - deve ser relegada a um plano inferior. Tempos em que a espiritualidade deve ser vivida o mais privadamente possível, o mais rapida e brevemente possível, de modo que não atrapalhe os demais aspectos da vida. Trabalhar ou ir à missa? Em tempos melhores, que nem vão tão longe, um dilema desses sequer se colocaria. Que Deus nos ajude.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina