domingo, 7 de junho de 2009

Conheça a Igreja XXVI: A Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional é o serviço realizado pela Igreja com o intuito de ajudar os fiéis a discernirem suas vocações, a fim de que possam vivê-las de forma plena. A pastoral busca despertar os cristãos para sua vocação humana, cristã e eclesial.

A pastoral define vocação da seguinte maneira: "Fundamentalmente, a vocação cristã é um chamado do Pai à salvação, por meio do seguimento e da identificação com Jesus Cristo, dentro de um povo. A esta vocação o cristão deve responder com uma opção concreta na Igreja e a serviço dela, tanto do ponto de vista ministerial, quanto carismático, nos diversos estilos de vida"

Sendo assim, a Pastoral Vocacional não é uma espécie de "serviço de recrutamento". Sua finalidade é ajudar cada pessoa a descobrir qual a sua vocação, seja ela o sacerdócio, a vida religiosa ou o matrimônio, e mostrar a elas como viver bem essa vocação.

A pastoral também ajuda os jovens a perceber a importância de participar ativamente da vida da Igreja, seja qual for a vocação individual de cada um. Assim, eles descobrem que podem participar das equipes de liturgia, de catequese, de outras pastorais e de movimentos eclesiais.

Embora não exclusivamente, o trabalho da Pastoral Vocacional é feito primordialmente junto aos jovens. Em cada diocese esse trabalho se desenvolve de uma forma particular, conforme as características locais. Geralmente são promovidos encontros, retiros e outros eventos para levar o jovem a compreender melhor cada vocação.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina