domingo, 12 de abril de 2009

Casas do Senhor XXI: A Basílica do Santo Sepulcro

No interior da Basílica do Santo Sepulcro,a pedra sobre a qual foi colocado o corpo de Jesus


O local mais sagrado de toda a Cristandade, a Basílica do Santo Sepulcro (ou da Ressurreição, para os ortodoxos gregos) fica em Jerusalém, tendo sido construída no local onde, acredita-se, Jesus Cristo foi enterrado e onde ressuscitou. Não há provas definitivas sobre isso, mas a maioria dos especialistas consideram muito provável que esse seja o lugar correto.

Os Evangelhos nos contam que o local onde Jesus foi enterrado pertencia a José de Arimatéia. Lá o Corpo de Cristo foi colocado às pressas, antes que começasse o sábado. Lacrada com uma grande pedra, a sepultura foi guardada por soldados romanos. Foi lá que Jesus ressuscitou e foi visto primeiramente por Maria Madalena. Para lá acorreram Pedro e João para verificar o fato.

Aparentemente, o Sepulcro tornou-se um local de culto dos primeiros cristãos desde os primeiros tempos. Mas após a destruição de Jerusalém pelos exércitos de Tito, em 70 d.C., o local teria sido abandonado. No século seguinte, por ordem do imperador Adriano, foi construído sobre o Sepulcro um templo dedicado à deusa Afrodite. O Santo Sepulcro foi reencontrado no ano de 326 por Santa Helena, mãe do imperador romano Constantino.

Após se converter ao Cristianismo e conceder a liberdade de culto aos cristãos, cessando as perseguições, Constantino quis redescobrir os lugares sagrados de sua nova fé. Sua mãe viajou a Jerusalém com autoridade imperial e, com a ajuda do bispo Macário, realizou pesquisas e conseguiu localizar o Santo Sepulcro. Com isso, o templo de Afrodite foi destruído e iniciou-se a construção de uma basílica no local, cuja festa de dedicação ocorreu em 335. Durante as escavações, foram encontrados o que seriam os fragmentos de três cruzes de madeira, identificadas como sendo as de Jesus e dos dois ladrões. Segundo uma antiga lenda, a Cruz Verdadeira de Cristo teria sido reconhecida depois de um doente ter sido milagrosamente curado ao tocá-la.

A história de destruição e de reconstrução do Santo Sepulcro não cessou. Em 624 a basílica foi incendiada pelos persas que tinham invadido a Palestina. A reconstrução se deu entre 634 e 628. Nos séculos IX e X, um terremoto e inúmeros tumultos religiosos envolvendo muçulmanos, judeus e cristãos, danificaram a basílica. Em 1009 o califa Al-Hakim ordenou a destruição do templo. Uma parte foi reconstruída pelos bizantinos em meados do século XI, mas a reconstrução total só ocorreu após a tomada de Jerusalém pelos cruzados em 1099. A reconstrução foi concluída em 1149 - este é o edifício atual.

Embora os cristãos tenham perdido novamente Jerusalém, a basílica sobreviveu. Uma nova destruição parcial ocorreu em 1808, após um incêndio e outra em 1927, em decorrência de um terremoto. A restauração prossegue até hoje.

A Basílica do Santo Sepulcro é administrada de forma compartilhada pela Igreja Católica (que incumbiu a Ordem Franciscana da tarefa), pela Igreja Ortodoxa Grega e pela Igreja Ortodoxa Armênia. Além desses custódios principais, ortodoxos dos ramos copta egípcio, etíope e sírio também têm alguns direitos e responsabilidades no sítio. Já as chaves da Basílica estão sob a custódia, há séculos, de duas famílias muçulmanas: a uma cabe sua guarda e a outra, a abertura da porta.

Na arquitetura da Basílica do Santo Sepulcro convivem os estilos românico e bizantino. Há diversas capelas, administradas por diferentes custódios. Perto da entrada fica a Pedra da Unção, onde o Corpo de Jesus foi ungido antes de ser enterrado. No interior da Basílica também fica o Calvário, o local onde Jesus foi crucificado. Ali há duas capelas, uma sob administração católica e outra sob administração dos ortodoxos gregos. É nessa última capela que fica a Pedra do Calvário, ao redor da qual toda a Basílica foi construída. Abaixo do Calvário fica a Capela de Adão - segundo uma antiga lenda, Adão teria sido enterrado sob o Gólgota e teria sido o primeiro homem redimido pelo sangue de Cristo, derramado diretamente sobre ele. Ali vê-se uma rachadura na pedra - evidência, segundo a Tradição, do tremor de terra que sacudiu Jerusalém no momento da morte de Jesus.

O principal local na Basílica, no entanto, é a Rotunda ou Anastasis. É uma área circular, que ainda preserva elementos da basílica construída por Constantino. É ali, sob um domo, que fica a sepultura onde ficou, entre a tarde de sexta-feira e a madrugada de domingo, o Corpo de Jesus. A tumba fica sob um santuário chamado Edícula. Na Capela do Santo Sepulcro, dentro da Edícula, um vaso com velas assinala o local onde repousou a cabeça de Jesus.

Para saber mais:

Hotsite Santo Sepulcro (Canção Nova)
Ministério das Relações Exteriores de Israel (em português)
Sacred Destinations (em inglês)

Para mais fotos:
Sacred Destinations
Tour Virtual

Mosaico que fica atrás da Pedra da Unção. Foto: Brian Jeffery Beggerly

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina