quinta-feira, 30 de abril de 2009

Opus Dei - Os Mitos e a Realidade


Um livro muito bom para quem quiser compreender melhor o Opus Dei é o que foi escrito pelo vaticanista John Allen Jr., com o nome "Opus Dei - Os mitos e a realidade". O autor, que é correspondente no Vaticano da CNN e escreve no National Catholic Report, trabalhou durante um ano para escrever sua obra, lançada em 2005 nos Estados Unidos e em 2006 no Brasil. Ele viajou pelos Estados Unidos, foi à Espanha, à Itália, à África e ao Peru, conhecendo diversos centros da Obra pelo mundo. Conversou com integrantes da prelazia e com alguns de seus mais ferozes críticos. Procurou, inclusive, viver durante algumas semanas seguindo o plano de vida comum de um numerário do Opus Dei.

O resultado de todo o seu trabalho é uma obra bastante objetiva, que lança um olhar muito lúcido sobre o Opus Dei. John Allen investiga questões controversas a respeito da Obra, como a prática da mortificação (ele diz que chegou a usar o cilício), as acusações de "secretismo" (a suposta tendência de se fechar ao público), de elitismo e de "lavagem cerebral", bem como as suspeitas de que o movimento seria extremamente rico e poderoso. Cada crítica é analisada de forma aprofundada e, ao final da leitura, podemos compreender bem melhor o que é o Opus Dei e qual o seu papel na Igreja Católica e no mundo de hoje.

Só para constar: o livro decepcionou muita gente que esperava um libelo anti-Opus Dei. Embora aponte questões que considera problemáticas e apresente sugestões de mudanças, John Allen é claramente simpático ao Opus Dei.

Eu também.

Leia mais:
Conheça a Igreja - O Opus Dei
O que o Opus Dei achou do livro

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina