terça-feira, 28 de outubro de 2008

Conheça a Igreja XIV: O Opus Dei

O Opus Dei ("Obra de Deus") é hoje um dos mais importantes movimentos eclesiais e, talvez por isso, alvo preferencial de inúmeras campanhas difamatórias contra a Igreja. Muito se fala hoje sobre o Opus Dei, mas, infelizmente, muito pouco se esclarece. "Ultraconservador" é a palavra usada com maior freqüência para descrever o movimento. Vejamos agora algumas informações.

A Prelazia da Santa Cruz e Opus Dei - ou, simplesmente, o Opus Dei - foi fundada em 1928 na Espanha por São Josemaría Escrivá. Sua característica fundamental - o seu carisma - é o entendimento de que o Evangelho deve ser vivido no dia-a-dia, nas circunstâncias mais corriqueiras da vida, como o trabalho, os estudos, a convivência social e familiar, sem que seja obrigatoriamente necessário o isolamento em relação ao mundo. O próprio Opus Dei afirma que "
Sua missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias do dia-a-dia são ocasião de encontro com Deus, de serviço aos outros e de melhora da sociedade."

O Opus Dei é uma prelazia pessoal - a única atualmente existente. A figura da prelazia pessoal foi criada pelo Concílio do Vaticano II e consiste numa espécie de diocese sem circunscrição territorial, comandada por um prelado. Isso significa que os sacerdotes do Opus Dei devem obediência diretamente ao prelado do Opus Dei e não ao bispo da diocese em que trabalham. Mas é bom lembrar que um padre do Opus Dei só pode trabalhar numa diocese com a autorização do bispo local.

Atualmente, o Opus Dei é composto por aproximadamente 85 mil pessoas em todo o mundo, entre homens e mulheres. Desse total, apenas dois mil são sacerdotes. O restante são os chamados "adscritos", "numerários" e "supernumerários". Os adscritos são pesoas que decidem dedicar sua vida a servir a Deus por meio do Opus Dei, fazendo voto de castidade, mas sem abandonar suas famílias e suas profissões. Já os numerários também fazem voto de celibato, mas vivem nos centros do Opus Dei, ficando disponíveis o tempo todo para servir. É importante ressaltar: nem adscritos nem numerários são monges. Apesar de viverem também uma vida de oração, sua adesão é diferente. Por exemplo, não usam hábito, nem seguem uma regra específica (como a regra de São Bento, ou a Regra de São Francisco).

Mas, na verdade, cerca de 70% do membros do Opus Dei são supernumerários: homens e mulheres casados que buscam, por meio do Opus Dei a santificação de seus lares.

Há ainda os cooperadores (ou colaboradores) e os padres da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, que não estão contados entre os 85 mil membros da Opus Dei. Cooperadores são leigos que, sem se incorporarem à Prelazia, ajudam em atividades assistenciais, de promoção social, cultural e participam de atividades de formação espiritual, como retiros, convívios, etc. Existem até não-cristãos entre os colaboradores do Opus Dei.

Já a Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz é composta por sacerdotes integrantes da prelazia e por membros do clero diocesano (ou seja, que não são do Opus Dei). Atualmente, é composta por cerca de 4 mil sacerdotes em todo o mundo. Os sacerdotes diocesanos que integram a sociedade continuam subordinados ao seu bispo e não ao prelado, mas buscam no Opus Dei (assim como os cooperadores leigos) ajuda para sua formação espiritual.

O fiel da Opus Dei - seja sacerdote da prelazia, adscrito, numerário, supernumerário, colaborador ou membro da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz - busca no Opus Dei um caminho para a própria santificação e compromete-se a fazer do seu trabalho, da sua profissão, do seu dia-a-dia, meios de evangelização. A "santificação do trabalho" é um dos princípios fundamentais da espiritualidade da Prelazia. "Buscar a santidade no trabalho significa esforçar-se para realizá-lo bem, com competência profissional e com sentido cristão, ou seja, por amor a Deus e para servir os homens. Assim, o trabalho cotidiano converte-se em lugar de encontro com Cristo."

Para saber mais sobre o Opus Dei:

Site Oficial
Para saber sobre o cilício e as mortificações corporais
Dúvidas gerais: esclarecedor tópico no Orkut sobre o Opus Dei
Editora Quadrante - excelente editora ligada ao Opus Dei

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina