quarta-feira, 1 de outubro de 2008

"Vai E Não Peques Mais"


O que leva uma pessoa a endurecer tanto o seu coração? O que leva uma pessoa a não ser capaz de perdoar, mesmo que o perdão seja implorado em meio a lágrimas e na mais pura sinceridade. Será orgulho, arrogância?

O orgulho pode endurecer um coração, cegar os olhos de uma alma cheia de humildade e de bondade. Palavras distorcidas podem manipular um coração puro e conduzi-lo rumo às trevas, enquanto vão cantando coisas agradáveis ao ouvido. É dessa maneira que o mal vai corroendo e fazendo morada nos corações humanos.

Não existe perdão quando se diz: eu perdôo você, mas não lhe dou uma oportunidade nova, pois você vai errar sempre. Não existe perdão quando a indiferença toma conta dos sentimentos de uma pessoa. Só é concretizado o perdão quando há acolhimento e se crê na sinceridade de quem pede para ser perdoado.

Como alguém pode condenar o outro por um erro cometido quando este mesmo erro é confessado e o perdão é implorado? Como é possível a fraqueza de outro ser condenada e não ser compreendida? Todos nós fraquejamos e caímos, todos nós temos nossos defeitos e dores. Mas isto não é motivo para sermos exterminados num holocausto nazista. Somos santos e pecadores, pois Deus nos fez santos, mas ele também sabe que somos fracos e muitas e muitas vezes pecamos contra ele e contra nosso próximo. E ele sempre nos perdoa e tem misericórdia de nossa fraqueza. E quer que ajamos dessa mesma forma com nossos semelhantes. A palavra de Deus é clara quando diz “perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos ofendeu”.

Nem Deus, criador e senhor de todas as coisas, condena simplesmente um pecador e nega-lhe uma nova oportunidade. Nem Deus faz isto... Pedro negou o Cristo, e o mesmo Senhor o perdoou e o acolheu; a mulher pecadora chorou dolorosamente aos pés do Senhor e ele a acolheu e perdoou; todos os amigos e discípulos do Senhor o abandonaram e mesmo assim ele os perdoou e os acolheu. Ele compreendeu suas fraquezas e suas limitações. A prostituta demonstrou muito amor aos pés do Senhor e ele a perdoou e acolheu. Imagine quanta dor ela sentiria se ouvisse o Senhor dizendo: você está perdoada, mas não se aproxime de mim pois você é uma prostituta e sua companhia me causa vergonha. E também não acredito que você deixará de ser uma prostituta porque, pode ser que seja daqui a um mês ou daqui a um ano, um dia você voltará a fazer a mesma coisa. Deus perdoa a todos os pecados, exceto o pecado contra o Espírito Santo. Ora, não são então todos os pecados cometidos contra o próximo perdoados? Negar o perdão ao próximo é como colocar-se acima de Deus e agir assim é errado. É o que a Igreja ensina por que aprendeu isto do Senhor Jesus.

Todos nós somos nada e nada valemos. A nossa vida é muito curta. E dói muito quando se pede perdão a um amigo e este perdão é negado. Só o Senhor sabe o quanto o coração fica esmagado e a alma fica dilacerada!

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina