terça-feira, 21 de outubro de 2008

Casas do Senhor XII: Basílica de São Paulo Extramuros

A Basílica de Sao Paulo Extramuros (ou Fora dos Muros) é assim chamada porque foi construída fora das muralhas da Roma Antiga. Lá está enterrado o apóstolo Paulo.

Logo após o martírio de São Paulo, que foi decapitado em Roma durante o reinado do imperador Nero (em algum momento entre os anos de 64 e 67 d.C.), os cristãos construíram um memorial sobre sua sepultura. Sobre esse memorial foi erguida uma igreja em 324, por ordem do imperador Constantino, o primeiro monarca romana convertido a Cristo. Em 386, o imperador Teodósio, que tornou o Cristianismo a religião oficial do império, decidiu erguer uma grande basílica no mesmo local. A igreja antiga foi demolida e a atual basílica foi concluída em 395. Apesar de já ter passado por várias restaurações, de modo geral ela conserva a arquitetura original romana. Ao lado da basílica encontra-se uma abadia de monges beneditinos, que também leva a denominação de São Paulo Extramuros.

A basílica, que mede 132 x 65 metros e tem 30 m de altura, é um tesouro religioso, histórico, artístico e arquitetônico, testemunhando boa parte da história da Igreja. Há mosaicos originais dos séculos V e XIII, o baldaquino é do século XIII, a colunata é do século XIX e a porta de bronze, do século XX. Lá estão muitas relíquias, a começar do corpo de São Paulo, cuja localização exata foi redescoberta em 2006.

Localize a basílica no Google Maps; visite o site oficial.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina