quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Teologia do Corpo - Introdução

Este assunto é um dos mais interessantes e necessários para os nossos dias. Mas o que seria uma teologia do corpo? É um eudesamento dos nossos corpos?

Esse tema já foi assunto do Miles Ecclesia em outro post. Agora, vamos tentar aprofundar mais no assunto, usando como base o livro "Homem e mulher os criou", do Papa João Paulo II, que é a base para o estudo da Teologia do Corpo (TOB, em inglês).

Abaixo um perguntas e respostas publicado pelo site Teologia do Corpo para podermos entender melhor este assunto:

O QUE É TOB?
A Teologia do Corpo é mundialmente conhecida como TOB por sua sigla em inglês - Theology of the Body. Este nome foi dado pelo Papa João Paulo II como título de trabalho para suas primeiras catequeses, ministradas entre 1979 e 1984, durante as Audiências Gerais, nas quais o Santo Padre, seguindo seus predecessores, ensinava algum aspecto da Doutrina Católica.

DO QUE TRATA?
No início do seu Pontificado, durante as audiências de quarta-feira, o Santo Padre meditou por mais de 4 anos sobre o amor humano em seus vários aspectos: a relação do homem e da mulher, o significado esponsal do corpo humano, a natureza e missão da família, o matrimônio, o celibato, a luta espiritual do coração do homem, a linguagem profética do corpo humano, o amor conjugal, entre outros. O Papa João Paulo II, com um novo ardor e uma visão totalmente inovadora, nos dá esta boa nova que merece ser conhecida e vivida!

POR QUE ESTES TEMAS, ESPECIFICAMENTE?
A escolha do Papa João Paulo II de tratar destes temas, antes de qualquer outro assunto, foi uma grande graça para toda a Igreja, e somente podemos ver a Providência nesta escolha. Como homem de Deus e um profeta, sabia que antes que qualquer outro fundamento, era necessário priorizar estes, para uma sociedade que estava se autodestruindo. E ele o fez! Ele nos deu de presente estes ensinamentos.

Um comentário:

Moisés de Oliveira disse...

Julie, foi falha nossa. Por favor, nos desculpe. O post já está devidamente corrigido.

E muito obrigado pela força!

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina