domingo, 12 de abril de 2009

"Eis que renovo todas as coisas"


Jesus Cristo ressuscitou. Esse é o evento que celebramos neste mês de abril, mês da Páscoa, que é, na verdade, o fato mais importante da História. A maravilhosa história da salvação do homem se completa: o Deus Filho ressurge dos mortos vitorioso, glorificado, vivo em corpo e espírito. Ele percorreu o caminho ao qual todos somos chamados. Ele se fez esse caminho. Assim como Jesus ressuscitou, todos também podemos ressuscitar para a vida eterna. Mas é preciso querer.

Querer seguir o caminho de Jesus para poder, um dia, estar ao seu lado no Paraíso, privilégio concedido primeiramente, vejam só, a um pobre ladrão. Este é o primeiro passo: a vontade. Basta querer e já teremos começado a trilhar o caminho. Muitos dirão que não é um caminho fácil. É longo, árduo, pedregoso, muitas vezes solitário; enquanto o outro caminho - o atalho - é curto, cheio de prazeres e confortos. Sim, pode ser verdade. Mas pensemos: o caminho curto nos leva à escuridão, enquanto no final do caminho longo está Deus. No fim da vida, quem queremos encontrar?

Jesus venceu a morte. O mais difícil, Ele já fez. Depois que decidimos segui-lo, e nos colocamos no caminho, precisamos dar os próximos passos. São passos difíceis, mas se tivermos fé, perceberemos Jesus a nos acompanhar, sentiremos o Espírito a nos fortificar, teremos o Pai a nos proteger.

Quando os apóstolos Pedro e João ouviram a notícia de que o sepulcro onde Jesus fora enterrado estava vazio, eles correram para lá. Corramos também nós para encontrar Cristo, deixemos que ele nos renove, que nos transforme. Vivamos como pessoas ressuscitadas. Deixemos para trás nossas fraquezas, deixemos aquilo que nos prende, deixemos para trás nossos os pecados.

Sejamos homens novos e mulheres novas, seguidores do Cristo vivo. Sejamos fortes, decididos, e sigamos o caminho mostrado por Jesus, combatamos o bom combate de que nos fala São Paulo, armados não de espadas ou fuzis, mas de fé, compaixão, caridade, solidariedade, pureza.

Se formos capazes de trilhar esse caminho, ressuscitaremos para a vida eterna. Assim como Cristo ressuscitou, também nós ressuscitaremos. Na ressurreição, teremos um corpo glorioso, não mais sujeito à fome, às doenças, ao envelhecimento, ao sofrimento e à morte. Será um corpo glorioso que refletirá a glória e a perfeição do Criador.

Não podemos perder essa oportunidade para a qual Jesus nos convida: estar com Ele, com o Pai e o Espírito Santo, para sempre!

Com a ajuda do Cristo Ressuscitado, libertemo-nos de nossos egoísmos, de nossas cobiças, de nossas invejas, de nossas vaidades, de nossos rancores, de nossos falsos orgulhos. Aprendamos a amar, a servir, a adorar nosso Senhor na pessoa de nosso próximo. Aproveitemos esta Quaresma, esta Semana Santa, esta Páscoa. Jesus renova todas as coisas. Deixemos que Ele nos renove também.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina