domingo, 26 de abril de 2009

Casas do Senhor XXII: Basílica de São Tomé em Madras, Índia

Popularmente conhecida como Santhome Church, a Basílica de São Tomé, localizada em Chennai (ou Madras), na Índia, é uma das três igrejas do mundo construídas sobre o túmulo de um dos Doze Apóstolos de Jesus Cristo (as outras duas são a Basílica de São Pedro em Roma e a Catedral de São Tiago em Santiago de Compostella).

De acordo com a tradição, São Tomé teria chegado à Índia no ano de 52 (aproximadamente 20 anos depois da Ressurreição de Jesus), acompanhando um mercador indiano chamado Habban. Lá o apóstolo teria fundado sete igrejas e, em 72 d.C., época em que vivia em Madras, teria sido martirizado.

Pelo menos desde o século VI há relatos referindo-se à existência de uma igreja localizada sobre o túmulo de São Tomé. Entre esses relatos, deve-se destacar o de Marco Polo, que visitou a Índia no século XIV. No entanto, quando chegaram a Madras no século XVI, os portugueses encontraram a igreja em ruínas e tiveram que reconstruí-la em 1523. No século XIX essa construção foi demolida e em 1893 foi erguida a atual construção.

A arquitetura da basílica segue o estilo neogótico. A torre mede 46,5 metros e a nave principal, 33,6 metros. A torre menor da igreja fica exatamente sobre o túmulo de São Tomé. Oficialmente, a sepultura já foi aberta quatro vezes - a última em 1729.

Em dezembro de 2002, o cardeal Ignace Moussa Daoud, então prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, da Santa Sé, disse que "O maior dom que o Apóstolo S. Tomé ofereceu à florescente comunidade cristã da Índia foi o vínculo autêntico e directo com as próprias origens da fé cristã, com os Apóstolos e o seu ofício, e com Jerusalém". Roguemos a intercessão de São Tomé pelos cristãos que hoje são tão perseguidos na Índia.

Mais informações:

Santhome Church (em inglês, italiano, alemão e línguas orientais)
Santhome Basilica (inglês)

Um comentário:

Demerval Jr. disse...

Pois é, Moisés, certa vez vi - não sei mais aonde - que essa igreja foi preservada daquele famoso tsunami que arrasou a região, apesar de sua proximidade com o litoral, por conta de uma profecia do Apóstolo.

Não sei dizer se isso é lenda sobre São Tomé ou se é hoax sobre o tsunami, mas serviu ao menos para eu aprender que a Índia foi evangelizada por um dos apóstolos, que beleza...

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina