sábado, 20 de junho de 2009

Um Ano

Há um ano nascia o blog Miles Ecclesiae. A missão a que nos propomos é defender a Igreja e sua doutrina como forma de louvar a Deus. Tentamos ser, apesar de nossas muitas limitações, soldados da Igreja, prontos a lutar pela Verdade.

Esperamos que, nesse tempo, tenhamos cometido poucos erros. E desejamos poder prosseguir a luta com bravura, firmeza e caridade. E agradecemos a todos vocês, nossos leitores, que nos têm acompanhado, tornaram-se nossos amigos e têm também, cada um a seu modo, se engajado na batalha

Que Deus perdoe nossas fraquezas, nos corrija e nos fortaleça, concedendo-nos suas graças para continuarmos sempre lutando. Obrigado, Senhor, por seu amor. Obrigado Maria, por sua assistência. Obrigado, São Miguel, que nos defende no combate.

Congresso Eucarístico Nacional em Brasília

A arquidiocese de Brasília abriu oficialmente no dia de Corpus Christi o seu Ano Eucarístico, que vai culminar com a realização do XVI Congresso Eucarístico Nacional, entre os dias 13 e 16 de maio de 2010.

Conforme o site oficial do XVI CEN, "a programação do Congresso envolverá atividades de reflexão e estudo sobre temas atuais e relevantes para a vivência do sacramento da Eucaristia, celebrações eucarísticas, adoração ao Santíssimo Sacramento e atividades culturais. Para essa autêntica festa, toda a Igreja é convocada, e o evento deverá contar com a presença de cardeais, bispos, sacerdotes, religiosos, diáconos permanentes, membros de institutos de vida consagrada, leigos e representantes de todas as dioceses do País."

A realização do Congresso coincidirá também com as comemorações dos 50 anos de fundação de Brasília e de fundação da Arquidiocese de Brasília. Prepare-se para essa grande festa.

Veja abaixo o spot de TV sobre o XVI CEN.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

"Arte" moderna X Fé: nova polêmica em Brasília


A Igreja de Nossa Senhora de Fátima, uma capela conhecida como Igrejinha, localizada na Asa Sul em Brasília, é palco de uma nova polêmica - nova porque polêmicas nunca faltaram a essa igreja. A controvérsia agora é centrada na pintura de uma Nossa Senhora sem rosto e sem mãos, toda modernosa.

A Igrejinha é uma capela ligada da paróquia de Nossa Senhora de Fátima. Foi construída, diz a lenda, para pagar uma promessa feita por Sarah Kubitscheck, esposa do homem. O projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer e a fachada é recoberta por azulejos de Athos Bulcão. Até algum tempo havia uma imagem de Nossa Senhora, no interior, sem rosto. Parece que a imagem foi destruída por atos de vandalismo. Recentemente um pequeno incêndio danificou a fachada. Agora a Igrejinha está sendo recuperada e foi encomendada uma nova pintura de Nossa Senhora...

A obra, do artista piauiense Francisco Galeno, está dando o que falar. A maioria dos católicos que frequentam a capela não gostou. Alguns afirmam que a pintura- com cores fortes e pipas no lugar das mãos - parece evocar o carnaval e o candomblé e querem que ela seja modificada. Galeno rejeita as críticas. Em entrevista disse: "procurei fazer uma coisa com sinceridade dentro da minha fé como cidadão e também como artista". (O que vem a ser fé como cidadão e como artista?)

O Instituto do Patrimônia Histórico e Artístico Nacional, Iphan, está na briga. Foi o órgão que contratou Galeno e defende a pintura. Recheado de petistas, eles gosta de usar frases como "A arte vai vencer o obscurantismo" (essa palavra - e as pessoas que a usam - me dão vontade de vomitar).

É uma polêmica muito complicada. É notório que o Iphan e o artista não compreendem a fé das pessoas que frequentam a Igrejinha. Para eles, é uma obra de arte moderna num prédio de arquitetura moderno - portanto, tudo a ver. Já os fiéis veem a pintura como uma ofensa a Nossa Senhora e, pior, uma ofensa entronizada na capela.

O Iphan faria melhor se colocasse essa pintura em qualquer outro lugar, menos na Igrejinha, e permitisse queali fosse colacada uma pintura mais clássica de Nossa Senhora. A pintura que Galeno e o governo querem impor aos fiéis é realmente inadequada para o local onde querem colocá-la. Pode ter tudo a ver com Brasília (e infelizmente isso diz muito sobre a cidade), mas não tem nada a ver com a fé. E, afinal de contas, é uma igreja e não um museu!

Mas o problema é bem mais complicado que isso. Em Brasília, pelo menos no Plano Piloto, não há sequer uma igreja remotamente tradicional. Todos os edifícios são de arquitetura moderna - alguns muito esquisitos. A catedral realmente é linda, o Santuário Dom Bosco é muito bonito por dentro e há algumas outras belas igrejas como a própria Igrejinha. Mas a onipresença da arquitetura moderna, com suas formas geométricas secas e sua ausência de ornamentos, tornou a paisagem de igrejas de Brasília extremamente monótona.

Parece que alguém decidiu que Brasília é uma cidade sem passado, e que deve olhar apenas para o futuro. A arte moderna é uma prisão em Brasília. Isso sim, para mim, é censura.

Mais notícias:

domingo, 14 de junho de 2009

Casas do Senhor XXV: Catedral de Westminster, em Londres


Sede da Arquidiocese de Westminster, que compreende Londres e arredores, a Catedral do Preciosíssimo Sangue de Jesus Cristo, mais conhecida como Catedral de Westminster, começou a ser construída em 1895 e foi concluída em 1903. É a principal igreja católica na Inglaterra e, por isso mesmo, um símbolo da religiosidade daqueles que constuavam ser chamados, no país, de "papistas".

O estilo arquitetônico da catedral tem influências bizantinas e românicas. Seu interior é repleto de mosaicos e trabalhos em mármore. A Torre de Santo Eduardo mede 83 metros.

Importante: a catedral não deve ser confundida com a Abadia de Westminster, local de coroação dos monarcas britânicos, que pertence à Igreja Anglicana.

Mais informações:
Site Oficial
Catholic Enciclopedia

sábado, 13 de junho de 2009

Santo Antônio


Fernando de Bulhões (verdadeiro nome de Santo Antônio), nasceu em Lisboa em 15 de agosto de 1195, numa família rica. Aos 15 anos entrou para um convento agostiniano, primeiro em Lisboa e depois em Coimbra. Em 1220 trocou o nome para Antônio e ingressou na Ordem Franciscana, na esperança de, a exemplo dos mártires, pregar aos muçulmanos no Marrocos. Após um ano de catequese nesse país, teve de deixá-lo devido a uma enfermidade e seguiu para a Itália.

Foi indicado professor de teologia pelo próprio são Francisco de Assis, adquirindo grande renome como orador sacro. Seus sermões encontravam forte eco popular, pois lhe eram atribuídos feitos prodigiosos, o que contribuía para o crescimento de sua fama de santidade.

A saúde sempre precária levou-o a recolher-se a um convento perto de Pádua, onde escreveu uma série de sermões para domingos e dias santificados.

Antônio morreu a caminho de Pádua em 13 de junho de 1231. Foi canonizado em 13 de maio de 1232 (apenas 11 meses depois de sua morte) pelo papa Gregório IX.

Santo Antônio é o santo mais popular do Brasil e um dos mais populares do mundo. Na Itália, é conhecido simplesmente como “o Santo”. Em seu tempo, ficou célebre pelas suas pregações, que impressionaram o próprio São Francisco. Conta-se que certa vez Antônio foi pregar numa cidade onde as pessoas não quiseram ouvi-lo. Como estava perto de um rio, ele dirigiu-se aos peixes, que começaram a colocar suas cabeças para fora d’água. Nesse dia, vendo isso, muitas pessoas se converteram.

Santo Antônio, tradicionalmente, é representando segurando o menino Jesus nos braços, às vezes com um livro na mão, que representa a sua sabedoria. Conta-se que Antônio ficou doente certa vez e recolheu-se ao castelo de um conde, enquanto se recuperava. Esse conde, passando perto do quarto onde estava Antônio, viu uma forte luz pela fresta da porta e pensou que um incêndio havia começado. Ele então entrou no quarto e viu que Antônio tinha nos braços uma criança da qual emanava uma luz resplandecente. A pedido do jovem monge, essa história só foi divulgada depois de sua morte.

Antônio amolece o coração das pessoas para que elas doem seu dinheiro aos pobres. É invocado quando alguém perde alguma coisa para ajudar a encontrá-la e quando alguém deseja se casar. Na pessoa de Antônio, um grande saber e uma grande eloqüência combinam-se com humildade, amabilidade e simplicidade. Isso entusiasmava as pessoas de sua época e continua a nos impressionar até hoje.

Oração a Santo Antônio

Se milagres desejais, recorrei a Santo Antônio
Vereis fugir o demônio e as tentações infernais.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.

Por sua intercessão, foge a peste, o erro, a morte,
O fraco torna-se forte, e torna-se o enfermo são.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.

Todos os males humanos se moderam, se retiram,
Que o digam aqueles que o viram, que o digam os paduanos.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Recupera-se o perdido. Rompe-se a dura prisão,
e no auge do furacão cede o mar embravecido.
Rogai por nós, bem-aventurado Antônio
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

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A tradição popular diz que Santo Antônio deu uma oração a uma pobre mulher que procurava ajuda contra as tentações do demônio. O Papa Sisto V, que era franciscano, mandou esculpir aessa oração - chamada também de “Lema de Santo Antônio” - na base do obelisco que mandou erigir na Praça de S. Pedro, em Roma. Eis o Lema:

Eis a cruz do Senhor!
Fugi forças inimigas!
Venceu o Leão de Judá,
A raiz de David! Aleluia !

quinta-feira, 11 de junho de 2009

O Corpo de Cristo

No santíssimo sacramento da Eucaristia estão "contidos verdadeiramente, realmente e substancialmente o Corpo e o Sangue juntamente com a alma e a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo e, por conseguinte, o Cristo todo".

Com estas palavras, o Catecismo da Igreja Católica (§ 1374), fazendo eco ao Concílio de Trento, afirma uma das mais belas e importantes verdades de nossa fé: Cristo, Deus e Homem, torna-se presente por completo. Essa "presença começa no momento da consagração e dura enquanto subsistirem as espécies eucarísticas", isto é, o pão e o vinho. Em cada uma delas e por inteiro em cada uma das partes, Cristo está presente. Ele não se divide ao fracionar o pão.

Foi desta maneira única que Cristo quis permanecer visivelmente em sua Igreja. Entregando na cruz sua vida para nossa salvação, quis ainda permanecer conosco de modo que pudéssemos contemplá-lo com nossos sentidos. E esta sua presença somente podemos descobrir com fé, que Deus mesmo concede. Na pequenez do pão saído do grão de trigo e do vinho, ambos frutos da mão do homem, Jesus escolheu estar conosco. É Deus mesmo que, por sua graça, transforma o pão e o vinho no Corpo e Sangue de Cristo, quando o sacerdote, que é figura de Cristo, pronuncia as palavras "Isto é o meu corpo... isto é o meu sangue..." Desta forma, não é o homem que faz com que o pão e o vinho oferecidos se tornem o Corpo e o Sangue de Cristo, mas o próprio Cristo que faz, Ele que se ofereceu por nós na cruz. Portanto, receber dignamente o Cristo na eucaristia, deve ser para nós a maior alegria e mais honrado dom. Por tudo isto, a eucaristia é o coração da vida da Igreja e o seu ponto máximo. A celebração da eucaristia, em que Cristo derrama as graças da salvação sobre a Igreja, comporta a proclamação da Palavra de Deus, a ação de graças a Deus Pai, a consagração do pão e do vinho e a participação no banquete litúrgico pela recepção do Corpo e Sangue do Senhor.

A Eucaristia é o memorial da Páscoa de Cristo, é Cristo mesmo, sacerdote eterno da Nova Aliança, e é esse mesmo Cristo realmente presente.Sendo sacrifício, a eucaristia é oferecida em reparação dos pecados dos vivos e defuntos e também para obter de Deus benefícios temporais ou espirituais. A comunhão perdoa pecados veniais e preserva de pecados graves, uma vez que aumenta a união do comungante com o Senhor.

Nilson A. Silva

domingo, 7 de junho de 2009

Vida boa no útero

Mais Umbert, the Unborn:

A vida no útero é como morar num hotel.
Acomodações luxuosas...
Piscina coberta e aquescida...
Tá vendo? Eu tenho até free cable!

Conheça a Igreja XXVI: A Pastoral Vocacional

A Pastoral Vocacional é o serviço realizado pela Igreja com o intuito de ajudar os fiéis a discernirem suas vocações, a fim de que possam vivê-las de forma plena. A pastoral busca despertar os cristãos para sua vocação humana, cristã e eclesial.

A pastoral define vocação da seguinte maneira: "Fundamentalmente, a vocação cristã é um chamado do Pai à salvação, por meio do seguimento e da identificação com Jesus Cristo, dentro de um povo. A esta vocação o cristão deve responder com uma opção concreta na Igreja e a serviço dela, tanto do ponto de vista ministerial, quanto carismático, nos diversos estilos de vida"

Sendo assim, a Pastoral Vocacional não é uma espécie de "serviço de recrutamento". Sua finalidade é ajudar cada pessoa a descobrir qual a sua vocação, seja ela o sacerdócio, a vida religiosa ou o matrimônio, e mostrar a elas como viver bem essa vocação.

A pastoral também ajuda os jovens a perceber a importância de participar ativamente da vida da Igreja, seja qual for a vocação individual de cada um. Assim, eles descobrem que podem participar das equipes de liturgia, de catequese, de outras pastorais e de movimentos eclesiais.

Embora não exclusivamente, o trabalho da Pastoral Vocacional é feito primordialmente junto aos jovens. Em cada diocese esse trabalho se desenvolve de uma forma particular, conforme as características locais. Geralmente são promovidos encontros, retiros e outros eventos para levar o jovem a compreender melhor cada vocação.

Para saber mais:

sábado, 6 de junho de 2009

Corpus Christi X Dia dos Namorados

Porto Alegre é cenário de uma polêmica envolvendo comerciários, comerciantes e a Igreja Católica. Neste ano, o dia dos namorados (12 de junho) cai um dia depois do feriado de Corpus Christi (11 de junho) e os comerciantes não querem fechar as lojas na quinta-feira, alegando que vão perder muito dinheiro. A arquidiocese se opõe à abertura do comércio e os sindicatos dos comerciários aceitam negociar desde que haja compensações aos funcionários das lojas que trabalharem. O arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, lembra que nos anos 70 o feriado de 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição) já havia sido extinto pela prefeitura para não atrapalhar as vendas de Natal. Leia matéria no jornal Zero Hora

Pois é: para que os namorados atrasados possam comprar presentes de última hora, os lojistas da capital gaúcha querem obrigar seus funcionários a trabalhar num dia que é feriado nacional (por enquanto...) - e dia de guarda. Como os comerciários católicos poderão cumprir o preceito de participar das celebrações de Corpus Christi - aliás uma das mais importantes e belas festas da Igreja?

É de se lamentar ver que a ganância se sobrepõe à espiritualidade de forma tão desavergonhada. Mas não é de se surpreender. Uma polêmica como essa só existe em decorrência dos tempos tenebrosos em que vivemos, nos quais a religiosidade - em especial a religiosidade católica - deve ser relegada a um plano inferior. Tempos em que a espiritualidade deve ser vivida o mais privadamente possível, o mais rapida e brevemente possível, de modo que não atrapalhe os demais aspectos da vida. Trabalhar ou ir à missa? Em tempos melhores, que nem vão tão longe, um dilema desses sequer se colocaria. Que Deus nos ajude.

Em pouco mais de um mês, dois ataques sacrílegos no Brasil

Provavelmente é só coincidência, mas nao deixa de chamar a atenção: em pouco mais de um mês, ocorreram no Brasil dois episódios de ataques a imagens sacras. O primeiro foi na cidade de Umari, no Ceará, em que uma mulher invadiu a igreja matriz local no dia 24 de abril e destruiu 18 imagens, das quais 3 eram do século XVIII. O segundo aconteceu em São Miguel do Guamá, Pará, no dia 30 de maio, quando duas mulheres invadiram a igreja e destruíram quatro imagens sacras.

Nos dois casos, as mulheres envolvidas nos crimes eram evangélicas. Percebe-se claramente o fanatismo - e a estupidez, já que o que elas fizeram é crime. Por certo elas agiram na vã ilusão de estar destruindo malignos ídolos adorados pelos ímpios idólatras católicos. A confusão entre a veneração e a idolatria é um dos mais velhos - se não o mais velho - erro dos evangélicos, mas daí a partir para a agressão já é outra coisa. (A acusação de idolatria que nos lançam mitos deles já foi tão amplamente rebatida que nem vale a pena entrar no assunto - quem quiser saber mais, pode procurar informações no site do Professor Felipe Aquino ou no Veritatis Splendor.)  

Espero que episódios assim não ocorram mais, mas é preciso estar atento.
"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina