segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Conheça a Igreja XVI: As Ordens Carmelitas

Existem basicamente duas ordens religiosas derivadas da espiritualidade do Carmelo: a Ordem Carmelita da Antiga Observância e a Ordem dos Carmelitas Descalços. Ambas surgiram da Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, fundada na Palestina perto do ano 1200 nas proximidades da cidade de Haifa.

Os primeiro carmelitas habitavam no mesmo monte onde, conta-nos a Bíblia, o profeta Elias viveu como eremita, em espírito de penitência, combatendo o paganismo. Eram, em sua maioria, cavaleiros que abandonaram as batalhas das Cruzadas e decidiram dedicar-se exclusivamente a Deus, vivendo em oração. Essa é uma região de cavernas, onde vários homens se estabeleceram como eremitas. Mais tarde, eles pediram ao patriarca de Jerusalém, Santo Alberto, para que elaborasse uma regra para o conjunto de monges que passavam a ser conhecidos como Irmãos do Carmelo. Ao longo dos séculos seguintes, a nova ordem espalhou-se pelos países europeus.

O surgimento dos Carmelitas Descalços

Em 1562, a monja carmelita Teresa de Cepeda e Ahumada, então com 47 anos e vivendo no mosteiro da Encarnação com mais 140 monjas, decidiu fundar um mosteiro menor, em que fosse possível viver mais adequadamente a espiritualidade carmelita. Neste mosteiro, fundado em Ávila, Espanha, viviam 13 monjas em silêncio quase perpétuo e total abstinência de carne. Em vez de sapatos, as freiras usavam sandálias e passaram a ser conhecidas, por isso, como carmelitas descalças. A fundadora do novo ramo seria conhecida mais tarde como Santa Teresa de Ávila.

Novos mosteiros femininos seguindo a reforma de Santa Teresa foram fundados. Anos mais tarde, Frei João de Yepes, jovem carmelita espanhol, decidiu promover reforma semelhante no ramo masculino da ordem e fundou em 1568 o mosteiro de Duruelo. Esse jovem seria conhecido mais tarde como São João da Cruz.

Em 1580 a Santa Sé reconheceu oficialmente a existência de dois ramos dos carmelitas: A Ordo Fratum Beatissimae Mariae Virginis de Monte Carmelo (O. Carm.), mais conhecida como Ordem dos Irmãos Carmelitas da Antiga Observância e a Ordo Fratrum Discalceatorum Beatissimae Mariae Virginis de Monte Carmelo (O. C. D), mais conhecida como Ordem dos Carmelitas Descalços.

Cada uma das duas ordens tem seu ramos masculino e seu ramo feminino. Existe também a Venerável Ordem Terceira do Carmo - ordem leiga ligada aos Carmelitas da Antiga Observância. Além desta, há várias ordens terceiras, vinculadas a mosteiros específicos e também a Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares.

Para saber mais sobre as ordens carmelitas, acesse:

Ordem do Carmo no Brasil
Ordem Carmelita descalça - Província São José
Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares
Carmelo São José

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina