terça-feira, 7 de abril de 2009

Conheça a Igreja XXII: A Ordem dos Jesuítas


A Companhia de Jesus (Societas Iesu, abreviatura SJ) foi fundada em 1534 por Iñigo López de Oñaz y Loyol (conhecido mais tarde como Santo Inácio de Loyola) e por seis companheiros estudantes da Universidade de Paris. A aprovação pontifícia foi dada por Paulo III em 1540. O objetivo dos fundadores era se colocarem à disposição do papa, cumprindo as missões que ele lhes designasse. O contexto da época - da Reforma e da Contra-Reforma - fez da Companhia de Jesus um importante instrumento de expansão do Catolicismo e de combate ao Protestantismo.

Os jesuítas tiveram importante papel na época das grandes navegações. Eles desembarcaram nas Américas e na Ásia, aonde p
rocuraram levar o Evangelho. Geralmente eram jesuítas os primeiros missionários nas novas terras descobertas. Sua atuação, no entanto, não tardou a desagradar aos governantes de Portugal e Espanha, as duas principais potências coloniais: os padres jesuítas logo se opuseram à escravidão indígena e criaram "reservas" de proteção aos índios: as chamadas missões ou reduções, onde eles viviam coletivamente e eram educados e catequizados, razoavelmente protegidos dos caçadores de escravos. A presão, no entanto, acabou levando à supressão das missões.

A ordem esteve formalmente extinta entre 1773 e 1814. Na época, era acusada de imiscuir-se nos assuntos temporais e antes de sua extinção, foi expulsa de países como Portugal, Espanha e França. Depois de sua restauração, no entanto, a ordem voltou a se espalhar pelo mundo.

A Companhia de Jesus é um instituto de vida consagrada em que seus membros são sacerdotes. Atualmente, são 21 mil padres em 112 países. No Brasil, são três províncias: a do Brasil Meridional, a do Brasil Centro-Leste e a do Brasil Nordeste.

Os jesuítas participam mais ativamente de projetos educacionais, de evangelização e de defesa dos direitos humanos. Sua espiritualidade está fundada nos famosos Exercícios Espirituais de Santo Inácio, livro escrito pelo santo fundador "para ajudar as pessoas que procuram e desejam seguir a Jesus Cristo no serviço do Reino de Deus."

Um importante movimento leigo ligado à Companhia de Jesus é o Apostolado da Oração, fundado na França em 1844 em um colégio Jesuíta.

Entre os 50 santos jesuítas, podemos citar, além de Santo Inácio, São Francisco Xavier e São Luís Gonzaga. Devemos lembrar também que o beato José de Anchieta também era jesuíta.

Para saber mais:
Províncias brasileiras Meridional, Centro-Leste e Nordeste
Companhia de Jesus (Enciclopédia Católica ACI Prensa, em espanhol)
SJWeb (portal internacional em inglês e espanhol)
Jesuítas em Portugal
Apostolado da Oração (site internacional, em inglês)

Obras jesuítas (escolas, universidades, etc)

2 comentários:

Demerval Jr. disse...

Um grande jesuíta tupuniquim é dom João Evangelista Martins Terra, bispo auxiliar de Brasília, homem profundamente devoto e altamente catedrático - qualidades raras em em uma só pessoa!... Até onde sei, escreveu cerca de 120 livros, e tem "caixa" intelectual para muito mais...

Anônimo disse...

Viva Dom Terra e tudo q os jesuitas jah fizeram pelo bem da humanidade e por amor a Deus!

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina