sábado, 18 de abril de 2009

Obama teme que o Vaticano desenvolva armas atômicas

O Marcio Campos indicou no VS Blog, do Veritatis Splendor, um texto muito divertido publicado em inglês no Creative Minority Report. Vejam abaixo uma tradução que fiz (espero que esteja correta).

Obviamente, trata-se de uma piada. O texto brinca com os recentes atritos entre o governo Obama e a Santa Sé (clique nos links no meio do texto para entender do que se está falando), e faz uma paródia do discurso do presidente americano feito ao povo do Irã (distribuído em vídeo, como costuma fazer o quase xará Osama). É engraçado, mas é um humor feito em cima de coisas sérias - tristemente sérias.

O texto:

Projeto Fogo Sagrado - Ficando Perigoso


Em um lance realmente surpreendente, o Vaticano anunciou hoje que começou a desenvolver seu próprio programa nuclear.

Um porta-voz da Santa Sé anunciou hoje que o Vaticano está operando 3 mil centrífugas no território da Cidade do Vaticano como parte de um esforço para desenvolver capacidade nuclear. De acordo com Monsenhor T. J. Kong, “É importante que o Vaticano se torne independente do ponto de vista energético. É claro que os objetivos são totalmente pacíficos. Entretanto, se resolvêssemos desenvolver armas nucleares, isso seria um direito nosso. Mas, por enquanto, o Projeto Fogo Sagrado tem natureza inteiramente pacífica.”

Líderes de todo o mundo foram surpreendidos com o anúncio do Projeto Fogo Sagrado e agora se indagam se os cientistas do Vaticano possuem a tecnologia para construir armas nucleares. Uma importante autoridade da União Européia, que não quis se identificar, afirma que eles possuem. “Lembrem-se, a Igreja inventou a ciência moderna e quem sabe o tipo de informação que eles têm naqueles arquivos do Vaticano?”

A reação internacional foi rápida. Enquanto anteriormente a administração Obama havia demonstrado pouco respeito pela pequena cidade-estado, (apoiando entusiasticamente o aborto, forçando a remoção de símbolos cristãos antes de discursar em universidade católicas, tentando eliminar a objeção de consciência para funcionários católicos do sistema de saúde e de agências de adoção, financiando a destruição de embriões e repetidamente tentando nomear embaixadores abortistas) parece que agora o Vaticano atraiu sua atenção.

Em um pronunciamento na TV feito às pressas e endereçado ao Vaticano, Obama disse:

“Hoje eu quero estender meus melhores desejos a todos aqueles que celebram a Páscoa no Vaticano e em todo o mundo. Este feriado é tanto um antigo ritual como um momento de renovação, e eu espero que vocês desfrutem esta época do ano com seus amigos e com suas famílias.

Em especial, eu gostaria de falar diretamente ao povo e aos líderes da Cidade do Vaticano. A Páscoa é só uma parte de sua grande e célebre cultura. Por muitos séculos, sua arte, sua música, suas cruzadas e inquisição têm feito do mundo um lugar melhor e mais belo.

Aqui nos Estados Unidos nossas próprias comunidades têm sido aprimoradas pelas contribuições dos vaticano-americanos. Nós sabemos que vocês são uma grande civilização, e suas conquistas têm merecido o respeito dos Estados Unidos e do mundo.

Eu sei que, freqüentemente, durante as administrações anteriores, os Estados Unidos agiram com mão pesada relativamente aos interesses dos vaticanos. Aqueles dias acabaram.

Com o intuito de demonstrar meu respeito pelo Vaticano e por todo o seu povo, eu anuncio hoje que estou cancelando meu discurso na Universidade de Notre Dame. Em primeiro lugar, eu nem queria mesmo fazê-lo, mas David Axelrod pensava que seria uma boa idéia. Além disso, se eu for discursar em outra universidade católica, eu não mais solicitarei que seja removido nenhum símbolo cristão. Agora que eu sei que o Vaticano está ficando perigoso, todas as pré-condições para o diálogo estão eliminadas.

Eu espero que vocês respondam gentilmente ao meu gesto de boa vontade. Talvez encerrando sua oposição aos preservativos ou à ordenação de mulheres; mas isso não é pré-condição ao diálogo. Eu pretendo continuar fazendo concessões enquanto vocês nos odiarem. Obrigado, e como dizem na grande linguagem do Vaticano, Sursum Corda ('Corações ao alto')."

O Papa não foi encontrado para comentar.

2 comentários:

Alex disse...

Muito boa e oportuna a crítica do texto!

Anônimo disse...

Tudo Bem? interessante este blog parece muito desenvolvido.........Boa pinta :/
Gostei muito faz mais posts deste modo !!

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina