sexta-feira, 5 de setembro de 2008

História da Salvação: As doze tribos de Israel

Jacó, que era filho de Isaac, que era filho de Abraão, teve 12 filhos homens e uma filha mulher, chamada Diná.

Depois da noite em que lutou com o anjo, em busca da sua bênção, Jacó ganhou um novo nome: Israel. Esse nome também passou a ser usado para dar nome não apenas a Jacó, mas a toda a sua família. Todos os seus filhos, as esposas deles, netos e bisnetos, e toda a sua descendência, passaram a ser chamados de Israel.

Quando uma prolongada seca assolou Canaã, Jacó levou toda a sua família para o Egito, onde havia fartura e era garantida a proteção de José, seu filho amado que era o governante daquela terra.

Depois que Jacó morreu, a chefia da família – a chefia de Israel – coube a Judá, seu quarto filho mais velho. Isso ocorreu porque José, o favorito de Jacó, era agora senhor do Egito, devendo responder pelo país inteiro e não só pela família. Além disso, os três irmãos mais velhos de Judá, em razão de seus pecados, haviam perdido a confiança de Jacó. Rubem, o primogênito, deitara-se com Bala, concubina de Jacó e mãe de alguns de seus irmãos. Simeão e Levi, os dois seguintes, tinham liderado os irmãos no ataque a Siquém, cidade onde mataram todos os habitantes para vingar o rapto da irmã Diná, cometido pelo príncipe local. Tendo cometido desmedida selvageria em seu ataque, Jacó os afastou de sua sucessão. Coube assim ao quarto mais velho, Judá, a primogenitura e a bênção.

Os anos se passaram. A família de cada um dos irmãos homens passou a ser conhecida como “tribo”. Assim, havia doze tribos em Israel: As tribos de Judá, de Rubem, de Levi, de Simeão, de Zabulon, de Issacar, de Dã, de Gad, de Aser, de Neftali, de Benjamin e a tribo de Efraim e Manassés. Não houve uma tribo de José: a tribo que teria seu nome ganhou os nomes de seus dois filhos, Efraim e Manassés.

Mas quem é Israel? Israel somos todos nós. Não é apenas o nome da família de Jacó, nem apenas o nome de um país. Quando os judeus refundaram sua nação no Oriente Médio, eles lhe deram o nome de Israel para relembrar que eram todos filhos de Jacó, de Isaac e de Abraão. Mas também todos nós, cristãos, o somos. Israel são todos aqueles que têm Deus como Senhor. Israel somos todos nós que seguimos a Igreja. Enfim: Israel é o povo de Deus.

Na próxima semana vamos falar da história da fuga do povo de Deus do Egito. Depois da morte de José e do faraó, os hebreus perderam sua proteção e começaram a ser escravizados. Deus então enviou um homem, Moisés, para levar seu povo de volta a Canaã.

Nenhum comentário:

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina