segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Os Santos Anjos

São Miguel Arcanjo é o príncipe da milícia celeste, o grande protetor da Igreja, primeiro miles ecclesiae. Sua festa é comemorada neste dia 29 de setembro.

São Miguel é citado na Bíblia no livro de Daniel e no Apocalipse. É o anjo que derrotou Lúcifer e os otros demônios quando eles se rebelaram contra Deus. Por isto é tido como um guardião dos homens contra os poderes do inferno.

Segunda a tradição, São Miguel é um arcanjo, isto é, pertence à oitava hierarquia dos anjos. Lúcifer, o derrotado, seria um querubin, anjo da segunda hierarquia. Como não deve ter sido humilhante para um orgulhoso demônio ser precipitadodo Céu porDeus por intermédio de um anjo de um grau hierárquico tão inferior... E como Deus é misterioso, chamando um simples ancanjo para colocá-lo à testa das hostes celestiais!

Miguel, do hebraico Mikhael, significa "Quem é como Deus?". Esta teria sido a sua resposta à rebelião dos demônios.

Há uma vasta tradição a respeito das aparições de São Miguel. A mais famosa delas ocorreu no Monte Gargano, no sul Itália, no começo da Idade Média. Ele apareceu a um pastor, que tentava matar uma ovelha que tinha se perdido numa caverna. Nesse local foi construído um grande santuário. Outra aparição famosa ocorreu em Roma, numa época em que a cidade era arrasada pela peste. São Miguel foi visto sobre as muralhas de um castelo que hoje tem o nome de Castel Sant'Angelo. Há inúmeras outras aparições.

Neste dia 29 de setembro também comemoramos as festas dos outros dois únicos anjos cujos nomes conhecemos: São Rafael e São Gabriel.

São Gabriel



O nome deste Arcanjo, citado duas vezes nas profecias de Daniel, significa "Força de Deus", mas é muito conhecido devido a sua singular missão de mensageiro, uma vez que foi ele quem anunciou o nascimento de João Batista e, principalmente, anunciou o maior fato histórico:

"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré... O anjo veio à presença de Maria e disse-lhe: "Alegra-te, ó tu que tens o favor de Deus" a partir daí, São Lucas narra no primeiro capítulo do seu Evangelho, como se deu a Encarcação.

São Rafael



Um dos sete espíritos que assistem ao Trono de Deus, Rafael aparece no Antigo Testamento, no livro de Tobit.

"Tobias foi à procura de alguém que o pudesse acompanhar e conhecesse bem o caminho. Ao sair, encontrou o anjo Rafael, em pé diante dele, mas não suspeitou que fosse um anjo de Deus" (Tob 5,4).

Este arcanjo de nome "Deus Curou", restituiu à vista do piedoso Tobit, e nos demonstra que a sua presença, bem como a de Miguel e Gabriel, é discreta, porém, amiga e importante.

Um comentário:

Ecclesiae Dei disse...

Gostei muito da publicação! Não sabia algumas das informações que você deu sobre os anjos.
Obrigado!

"O que pode temer o filho nos braços do Pai?"

São Pio de Pietrelcina